Notícias


Confira o primeiro #CRPAcontece de 2024!


Publicado em: 17 de janeiro de 2024

#EncontroFormativo
Nas vésperas do recesso, as trabalhadoras e os trabalhadores do CRP SP, vindos de todas as subsedes, reuniram-se em encontro formativo e de integração de final de ano. Além do balanço dos trabalhos em 2023 e do reconhecimento a todas as pessoas e profissionais responsáveis por conduzirem as atividades da autarquia, foram compartilhadas expectativas e novos projetos para 2024. Entre eles, a proposta de descentralização do CRP SP, com as plenárias mensais percorrendo todas as subsedes do estado de São Paulo.
Estiveram na mesa de condução do evento as conselheiras diretoras presidenta Talita F. de Carvalho, secretária Marta Eliane de Lima, vice-presidenta Ana Tereza Marques e tesoureiro Eduardo M. Pedrozo. Ana Tereza Marques apresentou a parte formativa do evento, ministrando a palestra “Da Sobrevivência a Sobre Vivências: Desafios da inclusão na prática”.

Foto 1: Fotografia de conselheiras e conselheiros do CRP SP.
Foto 2: Fotografia dos colaboradores no evento.
 

 

#DireitosHumanos
No dia 16/11, a Comissão de Direitos Humanos da Subsede Grande ABC realizou encontro com a representação das subcomissões temáticas do território, para sintetizar e apresentar os resultados de 2023 e dialogar e construir o planejamento estratégico para o calendário 2024.

Foto 3: Integrantes da Subsede Grande ABC em reunião de balanço e planejamento.

 

#SegurançaAlimentar
A colaboradora da Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais (CRER) do CRP SP, Vitória Regina Silva Góes, esteve na retomada das reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEA) de Bauru, reafirmando a luta por Políticas Públicas e garantia do direitos humano à alimentação adequada e de qualidade.

Foto 4: Vitória representando a Subsede Bauru nas atividades do COMSEA.

 

#PovosIndigenas
A colaboradora Vitória, que também é membra da Comissão Gestora da Subsede Bauru, também esteve presente na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), como delegada titular representando o território no grupo de trabalho dos Povos Indígenas.
O evento, que aconteceu nos dias 11 a 14/12, reuniu autoridades, movimentos sociais, profissionais da saúde e assistência social para discutir Políticas Públicas e construir o terceiro Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília.

Foto 5: Participantes da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

#PlenáriaSorocaba
No sábado 03/12, ocorreu a plenária ordinária na Subsede Sorocaba como parte do projeto de interiorização do Conselho e integração com os territórios. Além dos pontos de pauta e deliberações da gestão, o encontro voltou-se ao compartilhamento sobre as características da região e da Subsede Sorocaba, polo relevante para a Psicologia, concentrando cerca de 11 mil psicólogas e psicólogos distribuídos por 79 municípios.
A subsede conta com subcomissões de Educação, Assistência Social, Psicoterapias, Direitos Humanos, Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) e Sexualidade e Gênero. Juntas à Comissão Gestora, realizaram, no ano passado, mais de 40 ações na região, entre oficinas de documentos escritos, representações em órgãos de controle social e eventos públicos (como assembleias), rodas de conversa, mapeamento sobre contexto educacional, entre outras. Ainda em 2023, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) conduziu 53 fiscalizações no território.
 
Foto 6: Conselheiras e conselheiros do CRP SP participando de plenária.
Foto 7: Jéssica representando a Subsede
Sorocaba em plenária.

 

#Mulheres
No dia 05/12, a Subsede Campinas realizou roda de conversa online “Impactos da violência de gênero na saúde mental das mulheres: contribuições da Psicologia”, contando com a presença de psicólogas, estudantes de Psicologia e da comunidade em geral. A atividade integrou a campanha do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Campinas nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim do Racismo e da Violência contra as Mulheres e discutiu os impactos da violência de gênero na saúde mental das meninas e mulheres.

Foto 8: Integrantes na atividade online via plataforma Zoom.

 

#CuidadoemLiberdade
No dia 06/12, a Subsede Campinas participou de ato na Câmara Municipal, posicionando-se contrária ao PL 115/2019, que prevê internação compulsória a pessoas em situação de rua usuárias de álcool e outras drogas. Já no dia 11/12, foi enviado nota de repúdio à Lei ao presidente da Câmara Municipal de Campinas e às vereadoras e aos vereadores, onde a subsede marcou presença, novamente e junto a trabalhadoras e trabalhadores, usuárias e usuários do SUS, defendendo e fortalecendo a posição de "Manicômio Nunca Mais".
 
Foto 9: Mobilização durante sessão na Câmara Municipal de Campinas.

 

 

#ParaTodosVerem
Foto 1
– Fotografia das conselheiras e conselheiros do CRP SP no Evento Formativo de fim de ano. Eles estão sentados em uma mesa de frente para os demais colaboradores. Na mesa, há notebooks, copos de água e microfones. A Presidenta Talita Fabiano está falando ao microfone. (fim da descrição)
 
Foto 2 – Fotografia da Vice Presidenta Ana Marques falando ao microfone. Ela está em frente a tela de projeção e apontando para o slide. Ao fundo, o slide da apresentação está sendo mostrado ao público. (fim da descrição)
 
Foto 3 -  Fotografia dos participantes da Reunião da Subcomissão do Grande ABC. Eles estão unidos em uma sala, sorrindo para a câmera, alguns em pé e outros agachados. Ao fundo, cadeiras estão dispostas. (fim da descrição)
 
Foto 4 - Fotografia das participantes na reunião do COMSEA. Elas estão sentadas frente a frente em uma mesa e sorriem para a câmera. Ao fundo, o monitor mostra os demais participantes que estão na reunião via plataforma Zoom.
 
Foto 5 –  Fotografia dos representantes do CRP SP e demais participantes do GT Povos Indígenas. Eles estão em frente ao palco, no auditório, alguns em pé e outros agachados. Na frente das pessoas, cadeiras estão dispostas. (fim da descrição)
 
Foto 6 – Fotografia de conselheiras e conselheiros do CRP SP em plenária. Eles estão sentados atrás da mesa e algumas pessoas estão em pé. Ao fundo, a tela de projeção mostra o slide da apresentação. (fim da descrição)
 
Foto 7 – Fotografia da Coordenadora da Subsede Sorocaba, Jéssica. Ela está em pé, falando ao microfone e ao lado da tela de projeção. (fim da descrição)
 
Foto 8 – Print da roda de conversa online via plataforma Zoom. As participantes estão sorrindo e olhando para a câmera. (fim da descrição)
 
Foto 9 –  Fotografia dos participantes de sessão na Câmara Municipal de Campinas. Alguns estão em pé e outros sentados, segurando placas e vestindo camisetas com frases contra a PL115. Letreiro: “Trancar não é tratar”. “Pelo fim das comunidades terapêuticas”. (fim da descrição)


Termos relevantes
direitos humanos