RELAÇÕES ETNICORRACIAIS / 25/07/2018

25 de Julho - Dia Nacional de Tereza de Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

 

Entre os dia 23 e 27 de julho de 2018, o Conselho Regional de Psicologia do Estado São Paulo, em comemoração ao dia 25 de julho, realiza Campanha de Visibilidade de Psicólogas e Estudantes de Psicologia Negras. A escolha da data faz alusão ao I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, ocorrido em 1992, e seu objetivo é dar visibilidade e reconhecimento à presença e a luta das mulheres negras nesse continente. No Brasil, foi oficialmente reconhecida com a Lei nº 12.987, de 2 de junho de 2014, instituindo o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra “Rainha Tereza”, como ficou conhecida em seu tempo, que viveu na região do Vale do Guaporé, localizada na primeira capital de Mato Grosso após o assassinato de seu marido, José Piolho, por soldados. A Rainha Tereza, além de comandar a estrutura política, econômica e administrativa do quilombo, liderou o Quilombo de Quariterê com mais de 100 pessoas negras e indígenas, que resistiram à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770.

 

Neste ano também se completa 130 de abolição da escravatura. Contudo, a realidade material da população negra, mais da metade da população brasileira segundo o IBGE, pouco avançou, como esse Conselho afirmou no Seminário Estadual de Violências Estruturais deste ano, o qual teve como tema “Aboliram a escravidão, não a condição”, título com os dizeres da jornalista negra Esmeralda Ribeiro. Quando se trata de mulheres negras, essas amargam as piores condições, pois soma-se ao racismo o machismo, ambos causadores de sofrimento. 

 

Considerando que a sociedade oferece tratamento desigual às mulheres, sobretudo negras, o que repercute em aspectos fundamentais da identidade e das relações sociais, cabe às(aos) psicólogas(os) não serem racistas, coniventes ou omissas(os), atuando “segundo os princípios éticos da profissão contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo”, como prevê o Art. 1° da Resolução 018/2002 e o documento “Relações Raciais: Referências Técnicas para a Prática da(o) Psicóloga(o)”, lançado em 2017 pelo CFP.  

 

Essa campanha é uma homenagem não somente às psicólogas e estudantes de Psicologia negras, mas a todas as mulheres negras que fazem de suas existências resistência. Em especial à Marielle Franco, vereadora; Cláudia Silva Ferreira, auxiliar de limpeza; e Luana Barbosa dos Reis, vendedora. Três mulheres negras que, assim como tantas outras, tiveram suas vidas interrompidas brutalmente, mobilizando setores da sociedade por justiça e igualdade de oportunidades. 

 

Para além do silenciamento, da invisibilidade, das opressões e violências, a mulher negra segue. Segue caminhando, acolhendo, lutando, resistindo.

 

Presença potente, pensar na representação da mulher negra é pensar ressignificações e movimentos. Parafraseando Angela Davis, “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”.

 

Agradecemos às envolvidas na construção da campanha deste ano: Débora Nascimento Santos; Juliana Vicente de Freitas; Maria Célia Malaquias; Aline Pereira Cardoso; Fabiana Villas Boas; Rosimeire Ferreira; Beatriz Melo; Cássia Said; Lilian Regina; Raquel Pinheiro; Thaily; Manoela de Oliveira Pedreira; Letícia da Silva Moura; e Márcia Santos Miranda.





Institucional

Conheça o CRP SP
Conselheiros
Subsedes
Comissões
Licitações
Transparência
Nova sede
Atendimento

Anuidades
Atualizar cadastro
Cadastro nacional
Concursos
Declaração Profissional
Validação de Declaração
Inscrição de empresa
Inscrição pessoa física
Profissionais inscritos
Entrega de CIP
Orientação

Código de Ética
Manuais
Representações
Título de especialista
Legislações
Tabela de honorários
Testes psicológicos

Publicações

Boletins CRP SP
Cadernos temáticos
Campanhas e ações
Cartilhas
CREPOP
Diversos
Exposições virtuais
Jornal Psi
Livros
Memória da Psicologia
Notícias
Páginas temáticas
Quadrinhos
TV Diversidade
Vídeos
Agenda

Agenda CRP SP
Outros eventos
Indique um evento
Transmissões online
Planejamento estratégico
Conselho Regional de Psicologia 6ª Região | R. Arruda Alvim, 89 | 05410 020 | São Paulo/SP | Tel. 11 3061 9494