Nota CRP SP / 28/01/2019

Solidariedade às vítimas da barragem de Brumadinho (MG)

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo expressa solidariedade às pessoas e a toda a comunidade atingida pelo rompimento da Barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. Vimos novamente o descaso com o meio ambiente, representado pela exploração desmedida da região com práticas de mineração que violam o cuidado com a vida.


Não nos esquecemos de Mariana e não nos esqueceremos de Brumadinho, reiteramos a urgência do Brasil adotar políticas de gestão ambiental e meio ambiente em acordo com as pactuações de preservação e conservação do meio ambiente, considerando práticas de precaução e prevenção ambiental com responsabilização social, especialmente das empresas nacionais e internacionais que produzem danos individuais e coletivos.


O governo brasileiro vem flexibilizando as legislações ambientais. Em dezembro de 2018, a barragem em questão teve sua ampliação aprovada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental. Reafirmamos a importância da fiscalização e do rigor na aprovação de projetos que afetam o meio ambiente. Ecoamos a importância de que todos os envolvidos sejam responsabilizados pelo crime ambiental e contra as vidas ocorrido em Brumadinho.


Como psicólogas e psicólogos, neste momento, nos colocamos lado a lado com as vítimas, suas famílias e coletividades atingidas pelo desastre ambiental. Lembramos que é dever ético da/do profissional de Psicologia a prestação de serviços profissionais em situação de emergência. Devendo a/o psicóloga/o atuar de maneira integrada às políticas públicas, em consonância com o Plano de Contingências de proteção e defesa civil, realizando ações junto à comunidade com o objetivo de trabalhar a percepção de risco, planos de evacuação e mobilização comunitária com o objetivo de reivindicar do poder público as intervenções estruturais necessárias. 


Recomenda-se a observância das orientações do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais que está em articulação com as autoridades locais para produção de ação coordenada e articulada, garantindo qualidade ética e técnica dos serviços prestados à população.

 

 

 

 





Mais Notícias

Institucional

Conheça o CRP SP
Conselheiros
Subsedes
Comissões
Licitações
Transparência
Nova sede
Atendimento

Anuidades
Atualizar cadastro
Cadastro nacional
Concursos
Declaração Profissional
Validação de Declaração
Inscrição de empresa
Inscrição pessoa física
Profissionais inscritos
Entrega de CIP
Orientação

Código de Ética
Manuais
Representações
Título de especialista
Legislações
Tabela de honorários
Testes psicológicos

Publicações

Boletins CRP SP
Cadernos temáticos
Campanhas e ações
Cartilhas
CREPOP
Diversos
Exposições virtuais
Jornal Psi
Livros
Memória da Psicologia
Notícias
Páginas temáticas
Quadrinhos
TV Diversidade
Vídeos
Agenda

Agenda CRP SP
Outros eventos
Indique um evento
Transmissões online
Planejamento estratégico
Conselho Regional de Psicologia 6ª Região | R. Arruda Alvim, 89 | 05410 020 | São Paulo/SP | Tel. 11 3061 9494