CRP SP participa do grupo de apoio à comunidade da E.E. Raul Brasil, em Suzano / 25/03/2019

Articulação das políticas públicas locais e rodas de conversa estão entre as atividades organizadas.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), juntamente com universidades, associações e outras entidades, participa do grupo de apoio técnico a toda comunidade da E. E. Raul Brasil, em Suzano. Na quarta-feira, 13 de março, a escola foi alvo de uma tragédia que resultou em oito mortes – cinco estudantes, duas funcionárias da escola e o tio de um dos dois atiradores – e comoveu o país.

 

Leia aqui a Nota de Solidariedade do CRP à comunidade da E.E. Raul Brasil. 

 

O CRP SP possui representação permanente na região de Suzano pela conselheira Magna Barboza Damasceno, da subsede Metropolitana. Nesse momento, Maria Rozineti Gonçalves, vice-presidente do CRP SP e a conselheira Beatriz Brambilla também têm participado das reuniões organizadas pelo poder público local que articulam as políticas públicas de Saúde, Assistência Social e Educação em um grupo de apoio multidisciplinar. Ressalta-se a importância de que quaisquer iniciativas e ações de apoio e solidariedade devem ser implementadas de maneira integrada às políticas públicas, em consonância com o Plano de Contingências de proteção e defesa civil do município.

 

Assista ao vídeo de Maria Rozineti Gonçalves sobre as primeiras reuniões do grupo de apoio. Clique aqui para assistir ao vídeo.

 

A Psicologia é convocada em situações como essa ocorrida na E. E. Raul Brasil em Suzano pelo seu campo de conhecimento organizado e sistematizado em Emergências e Desastres. Conheça a Nota Técnica sobre atuação da Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres, acesse aqui.

 

Assista abaixo ao vídeo da psicóloga Sandra Assis, do núcleo de Emergências e Desastres, em que ela explica como a/o psicóloga/o pode contribuir em situações em que as pessoas são afetadas por tragédias. Acesse aqui.

 

As representantes do CRP SP têm contribuído para estimular as conversas visando desenhar os fluxos e apoiar na organização das articulações entre as políticas públicas para assegurar os direitos das pessoas e o atendimento das famílias afetadas. “Muitas ações estão sendo realizadas na E.E. Raul Brasil, mas a cidade inteira de Suzano está muito fragilizada. Nesse momento a gente tem as equipes da saúde, da rede de atenção psicossocial, bastante envolvida, coordenando o processo com um número grande de voluntários, fazendo a escuta, a assistência, acompanhando as famílias, os adolescentes, os adultos, enfim, todas as pessoas” explica a psicóloga e conselheira do CRP SP, Beatriz Brambilla.

 

Cuidar de quem está cuidando

 

Dentre as ações planejadas estão rodas de conversas com os profissionais envolvidos – professores, psicólogos e outros colaboradores. Segundo a conselheira Beatriz Brambilla, o CRP SP tem ofertado apoio para as equipes e para os gestores participando ativamente com orientações técnicas e éticas para a atuação neste contexto. “A gente tem participado das reuniões junto à Secretaria de Educação para pensar a melhor forma de acolher os professores, como pensar a rotina escolar, como propor reflexões sobre a violência e sobre as relações sociais que se dão no âmbito da escola. Principalmente, quais são os instrumentos que a gente tem para trabalhar, para falar sobre o que aconteceu e para prevenir também situações futuras” explica.

 

Passado o estágio de contingência imediatamente após a tragédia, o grupo de apoio tem voltado a atenção para a recepção dos estudantes e funcionários de volta à escola que está acontecendo desde o dia 18 de março, com atividades de acolhimento, mas ainda sem o retorno das aulas regulares. Projetar o futuro também é um foco de dedicação do grupo de apoio. “Neste momento já estamos organizando algumas ações para pensar esse luto coletivo da cidade e para restaurar as relações entre as pessoas e a sensação de segurança na comunidade” conclui Beatriz Brambilla.





Institucional

Conheça o CRP SP
Conselheiros
Subsedes
Comissões
Licitações
Transparência
Nova sede
Atendimento

Anuidades
Atualizar cadastro
Cadastro nacional
Concursos
Declaração Profissional
Validação de Declaração
Inscrição de empresa
Inscrição pessoa física
Profissionais inscritos
Entrega de CIP
Orientação

Código de Ética
Manuais
Representações
Título de especialista
Legislações
Tabela de honorários
Testes psicológicos

Publicações

Boletins CRP SP
Cadernos temáticos
Campanhas e ações
Cartilhas
CREPOP
Diversos
Exposições virtuais
Jornal Psi
Livros
Memória da Psicologia
Notícias
Páginas temáticas
Quadrinhos
TV Diversidade
Vídeos
Agenda

Agenda CRP SP
Outros eventos
Indique um evento
Transmissões online
Planejamento estratégico
Conselho Regional de Psicologia 6ª Região | R. Arruda Alvim, 89 | 05410 020 | São Paulo/SP | Tel. 11 3061 9494