Notícias


Carnaval: Festejando com cuidado e respeito


Publicado em: 19 de fevereiro de 2020

Carnaval chegando!

Para algumas pessoas uns dias para descansar, mas muitas outras tempo de se divertir e extravasar. Manifestação Cultural intensa e diversificada por todo nosso território brasileiro. 

Na perspectiva da Psicologia precisamos pensar na nossa subjetividade e então nas nossas particularidades e similaridades. Sempre é tempo de se divertir, dançar e fazer o que se gosta. É importante que toda a alegria e diversão do carnaval possa também ser distribuída e diluída por todo o ano. 

É saudável e necessário politicamente que possamos pensar e atuar localmente pela defesa do acesso à cultura e ao lazer o ano todo. Ao refletirmos sobre o que comumente acontece em alguns contextos de carnaval é importante estarmos atentas(os) aos efeitos potencialmente nocivos, para nosso corpo e mente, dos excessos concentrados em poucas horas ou dias. Que possamos conhecer nossos limites e nossas particularidades, por exemplo, em relação à idade, gênero e contexto socioeconômico. Somos diferentes em relação ao uso de substâncias, a quanto precisamos dormir, descansar ou estar atentas e conscientes diante do contexto urbano. 

Somos semelhantes no afetamento dessa efervescência cultural do carnaval, somos afetadas na nossa rotina, na mobilidade urbana, no funcionamento dos equipamentos públicos e nos ambientes de trabalho. Algumas pessoas gostam mais, outras menos. Para algumas, o carnaval é o melhor momento para se gerar renda; para outras, mais um dia comum de trabalho. 

O autocuidado é imprescindível e algo que se constrói no dia a dia e por toda a vida. Exaltemos o autocuidado e que possamos dosar nossa energia e estar com pessoas com quem possamos dividir este cuidado e também observar como estamos. 

Alimente-se e descanse entre uma folia e outra. Se for ter relações sexuais, use preservativos. Se for beber, intercale bebidas não alcoólicas com as bebidas alcoólicas. Se for usar outras drogas, procure saber sobre sua procedência e sobre seus efeitos no organismo. Esteja com quem confie. Preste atenção em si, beba água e bom Carnaval!


Termos relevantes
psicologia cultura CARNAVAL