Publicação / CREPOP

Referências Técnicas para a atuação de psicólogas(os) na Política de Segurança Pública
Publicado em 30 de outubro de 2020Categoria: CREPOP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade o documento “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na política de Segurança Pública”, produzido no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual
Publicado em 31 de maio de 2020Categoria: CREPOP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade o documento “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes em situação de violência sexual”, produzido no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) nos Programas e Serviços de IST/HIV/aids
Publicado em 1 de maio de 2020Categoria: CREPOP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade a edição revisada da Referência Técnica para Atuação de Psicólogas(os) nos Programas de IST/HIV/aids, elaborada no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas-CREPOP. A primeira edição, lançada em dezembro de 2008, foi atualizada considerando as mudanças ocorridas em nossa sociedade, em especial na significativa presença das(os) psicólogas(os) neste campo.
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) com Povos Tradicionais
Publicado em 30 de novembro de 2019Categoria: CREPOP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade o documento “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) com Povos Tradicionais”, produzido no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Atenção Básica à Saúde
Publicado em 29 de novembro de 2019Categoria: CREPOP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade o documento “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Atenção Básica à Saúde”, produzido no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) nos serviços hospitalares do SUS
Publicado em 28 de novembro de 2019Categoria: CREPOP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade a publicação Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) em serviços hospitalares do SUS, elaborado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas para atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas do Esporte
Publicado em 30 de setembro de 2019Categoria: CREPOP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade o documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Esporte, elaborado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
Detalhes Versão PDF

Saúde do Trabalhador no Âmbito da Saúde Pública: Referências Técnicas para a Atuação da(o) Psicóloga(o)
Publicado em 30 de agosto de 2019Categoria: CREPOP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade o documento Saúde do Trabalhador no Âmbito da Saúde Pública: Referências Técnicas para a Atuação da(o) Psicóloga(o), edição revisada, elaborado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas
Publicado em 29 de agosto de 2019Categoria: CREPOP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade o documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas, edição revisada, elaborado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica
Publicado em 26 de agosto de 2019Categoria: CREPOP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade o documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, edição revisada, elaborado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas para Atuação das(os) Psicólogas(os) em Questões Relativas à Terra
Publicado em 30 de maio de 2019Categoria: CREPOP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade o documento Referências Técnicas para Atuação das(os) Psicólogas(os) em Questões Relativas à Terra, edição revisada, elaborado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) em políticas públicas de mobilidade humana e trânsito
Publicado em 20 de novembro de 2018Categoria: CREPOP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade o documento Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) em políticas públicas de mobilidade humana e trânsito, elaborado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
Detalhes Versão PDF

Relações Raciais: Referências Técnicas para a Prática da(o) Psicóloga(o)
Publicado em 30 de setembro de 2017Categoria: CREPOP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade o documento Relações Raciais: Referências Técnicas para a Prática da(o) Psicóloga(o), elaborado no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial
Publicado em 31 de julho de 2013Categoria: CREPOP
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) constitui-se como resposta ao modelo de arquitetura hierárquico e rígido do hospital psiquiátrico, modelo que não respondia a uma condição humanizada dos indivíduos em seus vários estágios de doença mental. No CAPS os psicólogos, em conjunto com os demais profissionais, promovem o cuidado, a integração social e o convívio na área urbana do indivíduo portador da loucura, garantindo sua sociabilidade com os demais indivíduos. É do escopo dos profissionais de psicologia no CAPS promover a escuta e o reconhecimento da subjetividade do individuo e dos laços sociais, restabelecendo os vínculos com a sociedade, providenciando técnicas que se conciliem com os medicamentos necessários e proporcionem a autonomia do individuo e sua reabilitação psicossocial. Isto se dá por meio do trabalho em REDE, que visa suprir a lacuna criada pelos processos de exclusão dos hospitais psiquiátricos e da sociedade.
Detalhes Versão PDF

Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) em Programas de Atenção à Mulher em situação de Violência
Publicado em 28 de fevereiro de 2013Categoria: CREPOP
O psicólogo que trabalhará com mulheres violentadas deve, a principio, estabelecer reflexões sobre a situação de violência e estar pronto para participar de um grupo interdisciplinar. O profissional deve prestar atendimentos psicológicos em grupo ou individuais, elaborar laudos e pareceres do que foi falado e realizar avaliações do caso e do psicológico da paciente. Poderá encaminhar o sujeito em questão para outros setores, se for necessário, atender o autor da violência, emitir atestados e declarações necessárias e estabelecer atividades de prevenção contra a violência na comunidade.
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas sobre a Prática de Psicólogas (os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS
Publicado em 28 de fevereiro de 2013Categoria: CREPOP
O profissional nessa área de assistência social pode se debruçar para atendimentos em grupo ou individual de crianças, adultos e jovens, desenvolver atividades em comunidades sobre temas que permeiam as contradições do cenário social e realizar estudos e pesquisas que se voltem para a questão de segmentos socioculturais. Promover visitas para lugares que desenvolveram políticas públicas interessantes, analisar e diagnosticar programas com referencias teóricos e características da população-alvo, coordenar e manejar grupos sociais considerando as distinções entre eles, realizar aconselhamento psicológico e elaborar relatos científicos de divulgação questões em voga.
Detalhes Versão PDF

Referências técnicas para a atuação das(os) psicólogas(os) no Sistema Prisional
Publicado em 30 de novembro de 2012Categoria: CREPOP
A ação do psicólogo dentro desse setor é voltada para avaliações psicológicas - tanto dos presos , quanto dos familiares - elaboração de relatórios, realização de laudos e pareceres sobre as situações em que o profissional de deparou, participação nas relações institucionais e realização de pesquisas. Poderá programar e estabelecer eventos de conscientização, coordenar a biblioteca e fazer pronto atendimento aos presos, atuar em rede e elaborar projetos e realizar reuniões para que se o sistema prisional.
Detalhes Versão PDF

Referência Técnica para Atuação de Psicólogas(os) em Programas de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Publicado em 30 de setembro de 2012Categoria: CREPOP
O psicólogo deste campo, em conjunto com uma equipe multidisciplinar, deve garantir a disponibilidade de uma rede de serviços sócio comunicativas para a reinserção social adolescente. A psicologia se insere como meio de compreensão dos vínculos afetivos e sociais do jovem para uma correta aplicação de medidas socioeducativas que impeçam a reincidência e o ingresso do adolescente no sistema de privação da liberdade. Através deste trabalho, é possível mostrar para o adolescente que existem outras possibilidades e trajetórias existenciais fora do mundo da contravenção.
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas para a atuação de psicólogos no âmbito das Medidas Socioeducativas em Unidades de Internação
Publicado em 30 de abril de 2010Categoria: CREPOP
Os psicólogos deste campo devem adotar medidas que reinsiram o jovem infrator na sociedade, conforme os direitos dos adolescentes normatizados pela Eca e organismos internacionais. A atuação do psicólogo deve ser crítica, fazendo uso da psicologia para compreender os adolescentes e suas inquietações e motivações, além de garantir a qualidade das medidas socioeducativas. O profissional de psicologia deve compreender ações que busquem uma inserção social significativa que não acarrete em traumas para o jovem que ali ficará.
Detalhes Versão PDF

Referências Técnicas para atuação do(a) Psicólogo(a) no CRAS/SUAS
Publicado em 30 de junho de 2008Categoria: CREPOP
O CRAS é responsável pela oferta de serviços ligados a proteção social básica e de Assistência Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O psicólogo dentro dessa área pode atuar exercendo atividades com a intenção de dar a atenção para prevenção de situações de risco, identificar e criar serviços e redes de apoio julgadas necessária para o beneficio coletivo e individual, enfatizar as relações do individuo com os seus contextos e pautar sua atuação pelos marcos normativos da Assistência Social. Fazer acompanhamento clínico de natureza psicoterapêutica, acessar os diversos pontos da rede de serviços públicos existentes, fazer visitas para efetivar os direitos dos usuários e produzir intervenções em serviços, programas e projetos afiançados na proteção social básica.
Detalhes Versão PDF

Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias: referências para a atuação do psicólogo
Publicado em 30 de junho de 2008Categoria: CREPOP
O psicólogo que trabalha nesta área deve adotar medidas de atendimento, acompanhamento e controle da rede de tratamento de crianças e adolescentes que sofrem abuso. É de fundamental importância que exista um trabalho interdisciplinar que promova no jovem a construção e a reconstrução de sua representação no mundo. O trabalho do profissional deve se basear no oferecimento de subsídios para a atividade de identificação e responsabilização dos agressores, bem como um plano de atendimento em conjunto com a família, a fim de conscientizar e reforçar os vínculos afetivos dentro do seio familiar tendo como objetivo diminuir os casos de violência e abusos.
Detalhes Versão PDF