Impressos / Matérias


UNIDOS PELA - E PARA - A PSICOLOGIA



Publicado em: 30 de abril de 2007

Esta edição do jornal celebra o fim de uma inten-sa jornada de três anos da Gestão 2016-2019 do CRP SP. Também marca o momento de avalia-ção do caminho percorrido até aqui, pontuando os avanços possíveis e os desafios frente ao momen-to de retrocessos nos direitos sociais e humanos que vivemos.

Esta gestão buscou, nos últimos três anos, atuar de forma alinhada aos objetivos construídos no 9º Congresso Nacional de Psicologia, sustentando o modelo democrático de gestão do Sistema Conselhos e ressaltando a importância da participação da categoria, a fim de ocupar os espaços do Conselho com debates, rodas de conversa e ambientes de orientação.

Assim, este triênio foi marcado por inúmeras ações que buscaram aproximar ainda mais de todas as psicólogas e da sociedade, qualificando as diferentes formas de atendimento, investindo e levando a sério o compromisso assumido com a regionalização e interiorização por todo o Estado. Outra pauta importante foi a necessidade de enfrentar o capacitismo institucional, tornando o CRP SP um espaço de acolhimento acessível para todas e todos. Na matéria especial, falamos sobre as oficinas realizadas no Conselho, na sede e nas subsedes, com a proposta de orientar e sensibilizar as/os conselheiras, gestoras e colaboradoras do CRP, bem como as/os trabalhadoras/es em relação ao reconhecimento da deficiência como fenômeno social e na identificação das barreiras do contexto que impedem a inclusão das pessoas com deficiência – trata-se de uma importante iniciativa de enfretamento ao preconceito.

Destaca-se, ainda, a importância da participação do CRP SP na discussão e na elaboração de um conjunto de resoluções aprovadas ao longo deste triênio, compiladas na seção Orientação. Estas resoluções qualificam e atualizam eticamente o trabalho da Psicologia, reforçando o compromisso do Sistema Conselhos com os Direitos Humanos. Resoluções são instrumentos essenciais para a normatização de nossa prática profissional. Por isso, nesta edição, destacamos a importância da Resolução 01/99, que completa 10 anos e que representa o avanço da Psicologia na despatologização de formas diversas de viver a sexualidade, respaldando o nosso compromisso em vencer todas as formas de discriminação e violência. 

Orientar e fiscalizar, para que a atuação da categoria esteja alinhada com o Código de Ética da Profissão, é função precípua e foi objeto de grande parte dos esforços desta Gestão. Para isso, foram contratadas/os novas/os Psicólogas para compor nosso quadro técnico, de forma a prestar um melhor atendimento à categoria. Ainda com relação às questões éticas, a gestão entende a necessidade da busca de soluções consensuais a conflitos que permeiam os processos éticos; assim, este triênio representou grande avanço nos processos de Mediação, debruçando-se na consolidação de critérios para a prática e na implantação de uma cultura restaurativa em detrimento da lógica punitiva nas questões que envolvem o exercício profissional da Psicóloga. 

Orientar e reforçar o papel importante da Psicologia nas Políticas Públicas como ferramenta de garantia de direitos foi outra das preocupações deste triênio. Por isso, na seção Um Dia Na Vida, trazemos a experiência de uma trabalhadora na articulação, das políticas de educação e saúde no atendimento diante da situação de violência extrema ocorrida dentro do espaço da Escola Estadual Raul Brasil, nomunicípio de Suzano, região metropolitana de São Paulo. O CRP SP acompanhou de perto as ações de mobilização diante do ocorrido, no atendimento a famílias, estudantes e trabalhadoras/es, tanto para prestar apoio a todas/os que precisassem quanto na orientação das/os profissionais que atuaram eatuam no município, reforçando a importância de  considerar o complexo conjunto de forças envolvidas em uma situação como esta. 

Esperamos que esta edição seja também um convite à categoria para que, juntas/os, enfrentemos os desafios que virão, mas que devem ser superados em nome de uma Psicologia com compromisso social. Aproveitamos para agradecer todas/ os que estiveram conosco participando e lutando por uma sociedade mais justa e democrática.

XV Plenário do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo