Impressos / Matérias


Estante / Mural



Publicado em: 31 de julho de 2016

Estante

Antropologia e deficiência no Brasil

A revista Anuário Antropológico, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB), traz em sua edição do primeiro semestre de 2019 um dossiê sobre Perspectivas antropológicas sobre deficiência no Brasil. Os artigos estabelecem pelo menos três eixos de reflexão importantes: deficiência como categoria relacional; deficiência como categoria diagnóstica e jurídica; e a contribuição da antropologia para a superação do paradigma clássico da normalização. A publicação pode ser acessada aqui.

Manicômios

“O não ao manicômio: fronteiras, estratégias e perigos”, de André Nader, psicanalista e acompanhante terapêutico, trata dos renovados perigos presentes na luta contra o horror manicomial, nascida no final da década de 1970. A obra alerta sobre lógicas manicomiais mais sutis e com divisas menos perceptíveis do que os muros asilares, e contra os quais propõe que sigamos lutando.

Subjetividades LGBTIs

Organizado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o livro “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs” apresenta histórias de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTIs) que retratam os intensos sofrimentos ético-políticos e os processos de resistência decorrentes de diversas formas de violências, preconceitos, injustiças e exclusão. O livro, com 220 páginas, está disponível gratuitamente aqui.

 

Mural

Em defesa da Assistência Social

A Conferência Nacional Democrática de Assistência Social de 2019 ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnb), na Unb. Neste ano, o tema “Assistência social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação social”, debaterá e denunciará o desmonte e a desconfiguração desse direito no Brasil.
Informações aqui.

Reunião Anual da SBP

A 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e o 1º Congresso da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (Abrapa) serão realizados, simultaneamente, de 22 a 25 de outubro de 2019, na UFPB, em João Pessoa, na Paraíba. O tema do evento é “Psicologia: direito de tod@s”. O objetivo é permitir o acesso ao que há de melhor na produção científica nacional e internacional em Psicologia por meio de conferências, simpósios, mesas-redondas, cursos, painéis e sessões coordenadas de apresentação de pesquisas, além de espaço para painéis permanentes de cursos, programas e laboratórios, encontros e reuniões, lançamento de livros e exposições e venda de material acadêmico, científico e técnico. Mais informações aqui