Notícias


Declaração da ULAPSI diante da situação do Equador


Publicado em: 30 de outubro de 2019

Diante da gravidade dos acontecimentos sucedidos no país irmão do Equador, a ULAPSI (União Latino-americana de Entidades de Psicologia) expressa sua mais profunda preocupação pela violação de Direitos Humanos frente aos indígenas, campesinos, estudantes, trabalhadores e o povo em seu conjunto que vivem um aumento da violência e abuso de poder do Estado, que além das repressões contínuas, inclusive em zonas de paz, onde se encontravam meninos, meninas, mulheres e idosos, decreta Estado de Emergência, toque de Recolher e militarização no país, sobre tudo em Quito, sua capital.

Atualmente as medidas mencionadas, exceto o Estado de Emergência, deixam marcas emocionais que significam a grave comoção e instabilidade de todo território equatoriano, como o falecimento de 8 pessoas, aproximadamente mil pessoas detidas e mais de mil feridos. Os familiares destas pessoas sofrem as maiores consequências emocionais, ou seja, as marcas emocionais não se reduz, somente aos números apresentados, mas já marcam e permanecem na memória de todo o povo equatoriano.

Cremos firmemente que não é a violência, nem a violação dos Direitos Humanos que serão os meios para resolver a crise nos países. Somente o diálogo e as políticas que buscam equidade e justiça social serão o caminho para a paz, já que estas garantem a vida digna dos povos e não as políticas de ajustes que geram desemprego e pobreza.

A ULAPSI defende a suspensão do Estado de Emergência, a preservação da institucionalidade e fundamentalmente o diálogo com o povo para encontrar uma saída de paz com justiça social e democracia.

ULAPSI


Termos relevantes
psicologia ulapsi Equador