Notícias


Nota de repúdio - Agressão e racismo contra o professor Juarez Xavier


Publicado em: 25 de novembro de 2019
Fotos: Reprodução/Facebook

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) vem a público manifestar seu posicionamento diante de mais um dos atos de racismo presenciados em nossa sociedade, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o  professor Juarez Xavier, do curso de jornalismo da Unesp Bauru (SP), foi atacado a golpes de canivete após reagir a ofensas racistas, o mesmo foi violentado ao ser chamado de “macaco”. Percebemos que a cada dia estas manifestações violentas são cada vez mais frequentes, e com isso é nossa responsabilidade e dever enquanto profissionais da Psicologia avançar no combate ao racismo.

O CRP faz defesa intransigente de uma Sociedade Antirracista construindo estratégias de desnaturalização das formas de opressão à população negra, responsabilizando a todas e todos por uma prática profissional orientada na perspectiva das relações raciais.
Diante da violência, humilhação e racismo sofrido por Juarez Xavier, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo vem tornar público nosso repúdio, assim como prestar toda solidariedade ao professor e ao povo negro.


Para uma reflexão aprofundada sobre Psicologia e Relações Raciais, conheça nossas produções:

Resolução CFP Nº 018/2002 que estabelece normas de atuação para psicólogas(os) em relação a preconceito e discriminação racial;
Nota de Repúdio;
Relações Raciais: Referência Técnicas para atuação das psicólogas;
O Caderno Temático vol. 1 – Psicologia e Preconceito Racial;
Cartilha – A Psicologia no enfrentamento ao racismo;
Caderno Temático 14 - Contra o genocídio da população negra: subsídios técnicos e teóricos para Psicologia;
Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais.


Termos relevantes
NOTA DE REPÚDIO Posicionamento