Notícias


Sou psicóloga/o e luto pelos direitos da população LGBTQIA+


Publicado em: 30 de junho de 2020

Ao longo do mês de junho, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo realizou diversas publicações em seus canais de comunicação para marcar o mês do Orgulho LGBTQIA+.

Foram mais de 30 vídeos, com representantes da Psicologia e outros campos profissionais, alinhados à luta da comunidade LGBTQIA+ e atuantes pela promoção de direitos e reconhecimento das mais diversas sexualidades e identidades de gênero. Os vídeos estão disponíveis no Facebook, Instagram e YouTube do CRP SP, e a lista de reprodução completa pode ser acessada clicando aqui.

Além dos vídeos, ressaltamos também a importância das Resoluções CFP 01/99 e 01/18, que foram marcos determinantes para a atuação de psicólogas e psicólogos, no cuidado com a comunidade LGBTQIA+ e pela despatologização destas vidas.

Levantamos uma série de materiais do CRP SP e do CFP sobre a Psicologia e as questões de sexualidade e gênero, importantes produções orientativas para a atuação profissional da classe, lançadas nos últimos anos.

Foram realizados, também, debates on-line sobre a temática LGBTQIA+, uma intitulada “Saúde sexual e prazer na comunidade LGBTQIA+”, com a participação de Sulamita Assunção, Larissa Darc, Fe Maidel e Remom Matheus Bortolozzi, no último dia 18, e outra “Orgulho LGBTQIA+ e Antirracismo”, com a participação de Rodrigo Toledo, Erika Hilton, Lumena Aleluia e Erisvan Guajajara, no último dia 25.

O CRP SP reitera seu apoio total à comunidade LGBTQIA+ e se coloca na linha de frente na luta pela conquista e garantia de direitos, embasado no Código de Ética que afirma que a prática psicológica precisa estar alinhada à defesa dos Direitos Humanos e ao enfrentamento das opressões.


Termos relevantes
psicologia LGBTQIA+ Orgulho