Notícias


A atuação do CRP SP no primeiro semestre de 2020 - Experiências e perspectivas na pandemia


Publicado em: 31 de julho de 2020

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo conclui os primeiros seis meses de 2020 superando o desafio de enfrentar as restrições impostas pela pandemia com a manutenção das equipes na sede e 11 subsedes em diferentes regiões do estado em teletrabalho. Oferecendo assim programação intensa de debates por meio de transmissão de lives, de realização de diálogos nos territórios, de orientação profissional, de atendimento administrativo por e-mail e WhatsApp e da criação de campanhas integradas de comunicação.

Diante do contexto da pandemia, criamos 5 eixos de atuação que estão conectados. São eles: Atendimento; Orientação; Diálogo com a Sociedade; Emergências e Desastres e Gestão com autoridades. Os resultados obtidos demonstram o comprometimento e atenção às demandas urgentes impostas por uma situação de calamidade sanitária sem precedentes.

Prezando pela atuação ética da profissão

Para atender as funções essenciais de disciplinar, orientar,e zelar pela ética da psicologia, foram realizadas reuniões entre a Comissão de Orientação e Fiscalização e a Comissão de Ética de alinhamento, discussão, diálogos com o CFP e elaboração de orientações referentes à atuação profissional durante a pandemia. . No primeiro trimestre do ano tramitavam 820 Processos Éticos e Ordinários na Comissão de Ética, 36 processos foram encaminhados à Mediação, 24 novas representações foram analisada e a Plenária apreciou 29 processos.  Já no segundo trimestre, no contexto da pandemia e do teletrabalho, a tramitação de processos foi suspensa, pela impossibilidade de tramitação em meio físico e  a Comissão de Ética realizou discussão sobre ética e mediação em diferentes espaços (transversalidade), revisão de fluxos e protocolos de trabalho para adaptação à nova norma de tramitação processual (Código de Processamento Disciplinar) e estudos para implantação de novo sistema.

O período de pandemia despertou angústias e incertezas, apresentou uma situação inesperada e sem precedentes, e trouxe a tona questões familiares, profissionais e relacionais, exigindo acolhimento. Os serviços psicológicos foram muito requisitados e uma preocupação do conselho foi trazer subsídios para que a prática profissional pudesse se adaptar e continuar ocorrendo com a ética e a qualidade necessárias.  Foi fundamental a discussão, sistematização das orientações e a rápida disponibilização das informações à categoria por meio dos canais de comunicação do CRP SP.

O CRP SP orienta e fiscaliza

Também no contexto da pandemia, e com as trabalhadoras/es em teletrabalho, o departamento de Orientação e Fiscalização realizou, entre março e maio, mais de 5 mil orientações por e-mail, mais de 500 por WhatsApp e mais de 100 por telefone. Foi expressiva, também, a quantidade de orientações publicadas nos canais de comunicação do CRP SP, por meio da campanha CRP Responde, e as demais análises de atendimento à distância, fiscalização, apuração de denúncias e despachos. 

Um dado que expressa a crescente procura por orientações via e-mail é o comparativo entre o primeiro semestre de 2019 e o de 2020. Neste período, em 2019, foram realizadas 785 orientações por e-mail, 208 presencialmente e 1007 por telefone. Já em 2020, neste mesmo período, os números de orientações realizadas por e-mail e telefone mais do que dobraram, superando 4 mil nestes meios e 86 presenciais.

Outro dado importante é que de março a maio foram analisados 16.271 pedidos de cadastro no e-psi, para atendimento online da psicóloga. É uma grande mudança na rotina e metodologia de trabalho da psicóloga que requereu, inclusive, adaptação da normativa do CFP.

Esses avanços na rotina produtiva, que buscam oferecer o melhor atendimento e as orientações mais adequadas à categoria, só foram possíveis devido ao esforço de integração entre os departamentos, que possibilitou adaptações necessárias em tempos de pandemia, como reuniões on-line e demais atividades realizadas por meio das tecnologias.

O atendimento à categoria

No primeiro semestre de 2020, o departamento de Atendimento contabilizou quase 6 mil novas inscrições de profissionais. Esse é um número muito aproximado da quantidade de novas inscrições neste mesmo período em 2019. Já para cancelamento de inscrições profissionais, foi percebida uma queda no número, em relação a 2019, chegando a menos de 2 mil.

Desde o início do período de teletrabalho, o departamento de Atendimento realizou mais de 25 mil tarefas, entre atendimentos por e-mail; cancelamento de inscrição profissional e declarações. Com a implementação da plataforma de Atendimento (Resolução CFP 05 de 07/04/2020), as demandas de serviços on-line também aumentaram. São elas: inscrições profissionais de pessoas físicas; reativação de inscrição profissional; alteração de inscrição provisória para definitiva, e inscrições de pessoas jurídicas.

Resoluções, Portarias, etc.

O contexto da pandemia impactou significativamente as questões legislativas do CRP SP, e do Sistema Conselhos como um todo. Foram produzidos mais de 450 documentos com diversos fins, como a recomendação da adoção de medidas de saúde mental, proteção social e geração de trabalho e renda na pandemia, enviado ao Governo do Estado de São Paulo; as resoluções e portarias que buscam dar o aporte necessário para os trabalhos da psicólogas/os, para o funcionamento do próprio Conselho e para garantir a melhor representação dos interesses e necessidades da classe na autarquia, tal como regulamentar, orientar e fiscalizar a atividade profissional em tempos tão difíceis.

Destacamos a Resolução CFP 04/20 (regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de tecnologia da informação durante a pandemia), a Resolução CFP 05/20 (possibilitou o atendimento administrativo durante a pandemia) e a Resolução CFP 09/20 (Avaliação Psicológica).

A comunicação com as/os psicólogas/os e a sociedade

Tendo em vista que a informação e a comunicação são recursos essenciais para a Psicologia, principalmente em tempos de pandemia, o CRP SP intensificou suas produções e diálogos com a categoria e a sociedade. A quantidade de publicações nas redes sociais indica este fato. Enquanto em janeiro deste ano, realizamos 29 publicações nas redes sociais, em junho este número saltou para 114.

Foram realizados, do início do isolamento social até o final do primeiro semestre, 27 debates on-line, que contaram com 119 participações de conselheiras/os, gestoras/es, especialistas e demais convidadas/os. Os temas abordados foram diversos: Direitos Humanos; atuação profissional na pandemia; a luta contra o racismo, a LGBTQIA+fobia, a violência contra as mulheres, os povos tradicionais, as pessoas com deficiências entre muitos outros.

As subsedes do CRP SP entraram em um novo formato de discussão e encontros. Foram realizadas 10 rodas de conversa on-line que mobilizaram profissionais em torno de debates acerca de temas como o enfrentamento à exploração sexual contra crianças e adolescentes, luto e pandemia, entre outros. 

Os canais de comunicação do CRP SP também cresceram, indicando um aumento na procura por orientações e atendimentos nestes meios. A audiência média quadruplicou e chegamos a atingir mais de 2 milhões de pessoas entre abril e junho, apenas no Facebook. As outras plataformas de redes sociais também tiveram aumento expressivo de audiência e interações, o que indica que as/os psicólogas/os estão se mobilizando e se informando em todos os meios. No primeiro semestre de 2020, a audiência aproximada dos canais de comunicação do CRP SP foi: 4 milhões de pessoas no Facebook; 2 milhões no Instagram; 100 mil no Twitter; 160 mil no YouTube, e 500 mil no site institucional.

O site do CRP SP também foi uma importante ferramenta neste período. Foram realizadas mais de 161 novas publicações de orientação à categoria, posicionamentos, informativos e etc. Esses esforços resultaram em mais de 500 mil acessos ao site, sendo os assuntos mais procurados: boletos on-line; anuidades; informações para pessoa física; agendamento e notas orientativas. Neste contexto, lançamos o site “O Coronavírus e a Psicologia” para informar e orientar as/os psicólogas/os durante a pandemia e abordar os muitos impactos da crise sanitária.

Realizamos estratégias de comunicação para cada um dos 5 eixos de enfrentamento à pandemia, citados anteriormente. Eles envolveram ações e campanhas de atendimento à categoria; notas de orientação; envio de informativos por e-mail; direcionamento das dúvidas das/os psicólogas/os nas redes sociais; iniciativas para levar a público assuntos urgentes sobre os impactos psicossociais do coronavírus e seus muitos efeitos na vida das pessoas (campanha #CovidNaReal e #AutocuidadoNaCovid); questionário sobre Práticas Psicológicas na Pandemia de Covid-19 divulgado por e-mail e nas redes sociais.

O persistente número elevado de contágios e novos casos de Covid-19 no Estado de São Paulo impõe a necessidade de isolamento social. Trabalhar neste cenário, onde há muitas dúvidas a serem respondidas e muitas questões para as quais ainda não há respostas, é muito desafiador e exige celeridade na troca de informações com o Poder Público e com as entidades de saúde. Assim, o CRP SP se compromete a continuar trabalhando para informar, fiscalizar e orientar a categoria e a sociedade da melhor forma nestes tempos desafiadores. Acompanhe nossos canais de comunicação e site especial sobre o coronavírus e a atuação da Psicologia.