Notícias


CRP SP presta solidariedade ao Padre Júlio Lancelotti


Publicado em: 22 de setembro de 2020

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) vem a público expressar o seu irrestrito apoio ao Padre Júlio Lancelotti, pároco da Igreja São Miguel Arcanjo e Coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, exigindo também rigorosa investigação às graves ameaças - com conotação racista, LGBTfóbica e xenofóbica - destinadas a ele e às pessoas que estão em situação de rua.

Padre Júlio e a Pastoral do Povo de Rua, a partir de uma metodologia participativa e de reconhecimento do protagonismo das pessoas em situação de rua como sujeitos, vem desenvolvendo tecnologias sociais que tem contribuído com a implementação de inúmeros serviços e equipamentos públicos de atenção a essa população. Mas é dever do Estado olhar com cuidado para esses sujeitos que ainda precisam, mesmo que momentaneamente, viver das e nas ruas.

A Política Nacional para as Pessoas em Situação de Rua foi instituída pelo Decreto Federal 7.053 de 2009. Em São Paulo, essa política foi instituída através da Lei Nº 16.544, de 06 de outubro de 2017 e, no município, pelo Decreto No. 53.795 de 25 de Março de 2013, em que “Fica instituído o Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua - Comitê PopRua, integrado paritariamente por representantes, titulares e suplentes, da sociedade civil e de órgãos públicos”. Esta última prevê a criação do Fórum da População de Rua, de caráter permanente e consultivo quanto à elaboração de políticas públicas voltadas para esta população, além de garantir o atendimento com respeito e dignidade a essas pessoas.

Os valores de solidariedade, respeito e cuidado com o outro, são valores defendidos por nós, psicólogas e psicólogos e que reforçam a construção de uma sociedade mais tolerante, justa e democrática.


Termos relevantes
direitos humanos