Notícias


Direito à moradia e saúde mental: uma relação indissociável


Publicado em: 7 de outubro de 2020

No Brasil, há 6,9 milhões de pessoas sem lugar para morar, ao mesmo tempo que existem 6 milhões de imóveis vazios, de acordo com estudo realizado por Edésio Fernandes, urbanista vinculado à University College London. Já segundo a Organização Pólis, cerca de 80 mil brasileiros vivem sob ameaça de despejo na atualidade. 

A violação do direito humano à moradia, o qual também desrespeita o direito à dignidade humana, ganha contornos ainda mais dramáticos em um cenário de pandemia, no qual a perda de renda e de bens, em especial para os mais pobres, converteu-se no agravamento de um problema social já estabelecido. Ainda assim, mais de 6 mil famílias foram despejadas durante o período da pandemia até o momento no território nacional.

Na semana em que se recorda a luta mundial dos sem-teto, faz-se necessário relembrar o protagonismo de movimentos sociais nessas reivindicações. Por meio de ocupações, manifestações, disputas institucionais e educação popular, tais grupos buscam enfrentar as desigualdades fundiárias advindas de séculos anteriores. Nesse contexto, o apoio a essas lutas significa também buscar a concretização de garantias constitucionais.

Assim, neste Dia Mundial de Luta pelo Direito à Moradia e Dia Mundial dos Sem-Teto, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo chama a atenção das/os psicólogas/os para a causa dos sem-teto: trata-se também de uma preocupação da Psicologia, tendo em vista que a ausência de um abrigo pode gerar sentimento de culpa, ansiedade e depressão. 

Faz parte do dever ético das/os psicólogas/os pensar e colocar em prática estratégias de atendimento, acolhimento e atenção psicológica integral aos sem-teto, por meio de processos grupais e individuais, com o intuito de melhorar a qualidade de vida destes indivíduos.

Para conhecer mais sobre as intersecções entre habitação e questões psicológicas, leia o documento “Psicologia e Moradia: olhares múltiplos sobre a questão habitacional”.


Termos relevantes
psicologia moradia sem-teto