Notícias


Atuação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e Sindicato das/os Psicólogas/os do Estado de São Paulo em Suzano


Publicado em: 4 de novembro de 2020

Entidades buscam intervir nas demissões de psicólogas/os, que desenvolvem ações profissionais no município

Em agosto deste ano, a Comissão Gestora da Subsede Alto Tietê do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e o Sindicato das/os Psicólogas/os do Estado de São Paulo (Sinpsi), receberam demanda referente a iminente dispensa de um grupo de profissionais de Psicologia no município de Suzano.  As/os psicólogas/os haviam sido contratadas/os por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, como parte das atividades de desdobramento, após a tragédia na Escola Estadual Raul Brasil, ocorrida em 13 de março de 2019.

As/os profissionais atuam nos quatro Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em Unidades de Saúde da Família (USFs) e nas escolas públicas de Suzano, da rede municipal e estadual. A expectativa inicial era que as contratações durassem o período de dois anos, no entanto, no dia 17 de agosto de 2020, o grupo foi informado do encerramento das intervenções. 

O Coletivo intitulado Raul Brasil criou um abaixo-assinado em defesa do trabalho desenvolvido no município de Suzano e na continuidade dos atendimentos. Atualmente, contabiliza-se quase 40 mil assinaturas.

No último 28 de agosto, o Sinpsi realizou uma reunião com o coletivo e, posteriormente, em 03 de setembro, a Subsede Alto Tietê do CRP SP e o SinPsi debateram sobre a demanda e as possibilidades de atuação. Também foi solicitada ao município de Suzano a realização de uma conferência entre os gestores da saúde, o CRP SP e o Sinpsi. 

No dia 17 de setembro, a Diretoria do CRP SP, a Subsede Alto Tietê, o SinPsi e representantes da gestão do Município de Suzano se reuniram e, na ocasião, discutiram sobre o convênio firmado entre o Estado e a organização de Saúde para as contratações de profissionais. A perspectiva do município era que a duração do convênio fosse de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. Em julho, o Estado sinalizou a intenção de encerramento do convênio, e o Município conseguiu a manutenção até o mês de dezembro, porém, no dia 15 de setembro, o Município foi informado que as/os profissionais serão dispensadas/os de forma escalonada, cinco por mês até dezembro deste ano. 

Diante disso, o CRP SP e o SinPsi se comprometeram a continuar buscando elucidar esta situação e estabelecer um diálogo com o Estado e, em 13 de outubro, representantes da Subsede Alto Tietê do CRP SP e do SinPsi se reuniram com delegados da Secretaria Estadual de Saúde. Entre os participantes estavam: Eduardo Ribeiro - representante da Secretaria da Saúde; Nilson Páschoa - Chefe de Gabinete; Rosângela Elias - Coordenadora Saúde Mental; Mônica Marques - Conselheira do CRP SP e Coordenadora da Subsede Alto Tietê, e Fernanda Magano - Presidenta do Sinpsi. 

Na oportunidade, a presidenta da Sinpsi, Fernanda Magano, contextualizou a situação do Município e o convênio, que ora finda com informações contraditórias e pouco transparentes. Tentou-se sensibilizar o Secretário de Estado da Saúde sobre os cuidados que envolvem o processo de desligamento ou transferência de pessoas atendidas para outros serviços, bem como a situação de trabalhadoras/es que, diante de informações discordantes, também sofrem com a possibilidade do desligamento. 

O Secretário de Estado da Saúde se comprometeu em buscar minimizar os prejuízos, oferecendo apoio ao município de Suzano durante os desligamentos, sem destacar que tipo de apoio será ofertado.


Termos relevantes
psicologia CRP SP sinpsi suzano