Notícias


CRP SP lamenta irformar o falecimento de Aluizio Lopes de Brito


Publicado em: 18 de novembro de 2020

O CRP SP lamenta informar a morte de Aluizio Lopes de Brito (CRP 13/1610), psicólogo, mestre e professor.

Referência para a Psicologia paraibana e brasileira, Aluizio atuou ativamente como Conselheiro no Conselho Federal de Psicologia durante três mandatos. Seguia, até os dias atuais, como membro da Secretaria de Orientação e Ética (SOE) do CFP.

Foi Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba durante o I e II Plenários, sendo Presidente na segunda gestão. Atualmente, integrava o Grupo de Trabalho Memória da Psicologia na Paraíba, contribuindo para o resgate a preservação da história da profissão no estado.

Aluizio também teve papel fundamental na elaboração do Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o vigente e também na implementação da Mediação no Sistema Conselhos de Psicologia, em que fez defesa pelas medidas restaurativas em oposição às punitivistas. Em suas palavras:

“Na Mediação fazemos o que é ‘típico dos seres humanos’: dialogar. Dizer e Ouvir. O diálogo não tem hierarquia, não tem poder. O diálogo facilita a verdade e a escuta da necessidade e da dor de ambas as partes. A verdade só pode ser alcançada quando a pessoa se sente à vontade. A resolução prevê o sigilo do que é conversado na Mediação, não constituindo assumir a culpa.  A mediação é uma oportunidade das pessoas não serem ouvidas pelo ódio e vingança. É o grande exercício do contraditório. É feito por um profissional capacitado, com total autonomia. As pessoas saem com um sentimento de Justiça; saem pacificadas. Os processos éticos deixam de ser meramente punitivos e passam a ser restauradores”.

Defensor incansável dos Direitos Humanos, Aluizio será lembrado por sua dedicação e alegria, sempre disposto a acolher os que o procuravam. 

Aluizio, presente!