Notícias


CRP SP convoca para mobilização coletiva contra retrocessos na saúde mental e luta antimanicomial


Publicado em: 8 de dezembro de 2020

No dia 03 de dezembro de 2020, na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), foi proposta a alteração e destituição de diversos serviços e programas da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que atende as/os usuárias/os de saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS).

A RAPS é pautada nos princípios da Reforma Psiquiátrica, de caráter antimanicomial, que preza pelo cuidado em liberdade, feito de maneira territorial, intersetorial, multiprofissional, que reafirma e reassegura o direito à saúde e à saúde mental.

A proposta feita na reunião do CONASS é um retrocesso no campo da saúde mental, propõe um desmonte do cuidado em rede e em liberdade, recupera práticas amplamente denunciadas por serem violadoras de Direitos Humanos e retira a autonomia das/os usuárias/os de saúde mental em relação ao próprio cuidado.

Diante de tais ameaças, desde o último 04 de dezembro, foi estabelecida uma Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental, da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, composta por usuárias/os de saúde mental, militantes do SUS, familiares, trabalhadoras/es da saúde e das demais políticas públicas, e diversas entidades e associações.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo repudia os desmontes e retrocessos pautados no documento divulgado a partir da reunião do CONASS e convoca a categoria profissional, sociedade civil e entidades da Psicologia a se posicionarem a favor da RAPS e contra as práticas manicomiais que ameaçam retornar. Para tanto, convidamos a todas/os/es para comporem conosco nos eventos que ocorrerão nos próximos dias, conforme a agenda abaixo:

09/12, às 10h: Reunião com Comissão de Direitos Humanos e Alto Comissariado da ONU. Clique aqui para mais informações

10/12, às 19h: Ato do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) em defesa da democracia, da luta antimanicomial e do cuidado em liberdade. Clique aqui para mais informações

12/12, das 10h às 12h30: Assembleia da Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental, da Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial. Clique aqui para mais informações

15/12, a partir das 10h: Webnário OcupAção #ForaValencius. Clique aqui para mais informações.

15/12, às 15h: mesa-redonda para discutir sobre a inspeção à Comunidade Terapêutica de atendimento a adolescentes: Centro de Recuperação Álcool e Drogas – Desafio Jovem Maanaim – Projeto Vida Movimento para Recuperação Humana – Minas Gerais. Transmitida pela página da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial. Clique aqui para mais informações

16/12, das 12h às 20h: Ato Nacional organizado pela Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo em defesa da Luta Antimanicomial, da Reforma Psiquiátrica, da Rede de Atenção Psicossocial Antimanicomial, dos Direitos Humanos e do SUS.

A Psicologia é Antimanicomial e se faz em Defesa do SUS!

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card com filtro vermelho e imagens de rostos de pessoas diversas.