Notícias


Femenagem à Sylvia Leser


Publicado em: 7 de janeiro de 2021

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo lamenta o falecimento de uma das principais referências para a Psicologia Social na história de nosso país. A psicóloga, filósofa e professora Sylvia Leser de Mello partiu no último 03 de janeiro, deixando conosco sua memória e seu importante legado. 

Nascida em São Paulo, em 8 de abril de 1935, Sylvia era professora do Departamento de Psicologia Social (PST) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Suas principais linhas de pesquisa traziam como temas centrais o ser humano no trabalho, a economia solidária, a interação social, a família e a escola. 

Sylvia escreveu diversos artigos e contribuiu com trabalhos que ajudaram a construir os pilares para o desenvolvimento da Psicologia Social brasileira. “Eu sempre achei que a Psicologia Social é a Psicologia. Eu penso que não dá para você nem sequer intuir como é que o sujeito isolando-o da sociedade, se você não o situa dentro de uma perspectiva social. Sem o social não há sujeito. Dessa forma, a Psicologia Social deve estar presente desde o começo da formação do aluno de graduação. Ela é fundamental”, afirmou ela em 23 de março de 1998, em uma entrevista dada para os Cadernos de Psicologia Social do Trabalho.

Entre suas publicações na Psicologia Social, estão as que tratam da relação dos seres humanos no campo do trabalho. “O trabalho é central na vida dos homens. Essa atividade concentra grande parte da sua vida útil, ela define o lugar que ele ocupa na sociedade”, afirma Sylvia. Entre os livros que publicou, está "Trabalho e sobrevivência: mulheres no campo e na periferia de São Paulo", em que aborda a relação de mulheres pobres com os seus trabalhos, na própria casa e naquelas em que laboram como empregadas domésticas.

Em 2003, Leser recebeu do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-06/SP) o título de reconhecimento por seu compromisso social com a psicologia no Brasil. Possui diversos artigos publicados, livros e apresentações em congressos. Nos anos seguintes, continuou sua colaboração como CRP SP participando do programa Diversidade, em 2007 e 2008 respectivamente, em que falava sobre a História e a memória da Psicologia Social na cidade de São Paulo, bem como sobre a Economia Solidária, campo em que atuou e desenvolveu reflexões que tiveram impacto importante nas políticas públicas ligadas ao trabalho.

Foram muitas as colaborações dadas por Leser em todos os anos em que dedicou sua vida a estudar, entender, e ensinar a Psicologia Social como instrumento de luta e preservação dos Direitos Humanos. Sua trajetória continuará inspirando e sensibilizando muitas/os. Agradecemos por seu enfrentamento, ética, afetividade e engajamento para fazer uma Psicologia melhor para todas/os.

Nossa femenagem à Sylvia Leser de Mello! 

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo bege e, no centro, a foto de Sylvia Leser com uma moldura de polaroid e um pequeno prego.