Notícias


7 de abril - Dia Mundial da Saúde


Publicado em: 7 de abril de 2021

Hoje, 7 de abril, é oficialmente o Dia Mundial da Saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde, em sua definição mais ampliada, “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, ou seja, não se trata apenas de ausência de doenças.

A cada ano, a OMS chama atenção a um tema específico para produzir reflexões e ações de todas e todos. Em 2021, com a pandemia de Covid-19 ainda em expansão pelo mundo, o tema escolhido é “Construir um mundo mais justo, equitativo e saudável”

As desigualdades escancaradas pela Pandemia nos fazem refletir que ter saúde depende de um conjunto de ações globais para oferecer acesso aos serviços de saúde distintos às diversas condições humanas, sociais e econômicas.

Ter saúde sem condições mínimas de sobrevivência se faz cada vez mais raro. Sem alimento, moradia, emprego, educação de qualidade e segurança - somado ao preconceito e a discriminação - pessoas são levadas a um intenso sofrimento, em riscos de adoecimento físico e mental e até a morte.

Situações como essas podem, e devem, ser evitas por ações e  políticas públicas integradas e acessíveis.

A pandemia atingiu todos os cantos do mundo, porém com impacto muito mais grave a determinados grupos de pessoas que já enfrentavam riscos e vulnerabilidades importantes na sua existência.

A Psicologia em seu compromisso social não se furta da responsabilidade de alertar a sociedade sobre a responsabilidade do Estado brasileiro de fazer cumprir os direitos constitucionais de sua população no acesso à saúde. Portanto, faz-se necessária a defesa intransigente do Sistema Único de Saúde (SUS), e a luta contra os desmontes em curso e seus desdobramentos.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo orienta a categoria de psicólogas e psicólogos a cumprirem os preceitos fundamentais do Código de Ética que embasa a atuação da categoria alinhada a luta por uma sociedade mais saudável, justa e equânime.

A Psicologia é para todo mundo e se faz com saúde pública e de qualidade para todas e todos!

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de azul e, ao fundo, listras e pontos nesta mesma cor. Na parte superior direita, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, a ilustração do planeta Terra com uma máscara.


Termos relevantes
direitos humanos