Notícias


Façamos do Dia das Mães uma data de valorização e resistência!


Publicado em: 9 de maio de 2021

Neste Dia das Mães, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo promove uma singela femenagem a todas as pessoas que estão em exercício da maternagem, que é o vínculo afetivo do cuidado e acolhimento à/ao filha/o por uma figura mãe.

O modo como se dará esse cuidado dependerá dos valores socialmente relacionados ao que é ser mulher e ao significado de uma/um filha/o em um determinado contexto cultural. Compreendemos que as mães, inúmeras vezes, são colocadas como guerreiras, no entanto, o que menos se quer é continuar tendo que guerrear para criar as/os filhas/os.

São guerreiras porque não têm a opção de não ser. Tem de lutar, porque cai sobre as mães toda responsabilidade de criação das/os filhas/os, todo peso da maternidade idealizada, toda carga de serem mulheres!

É preciso reconhecimento sim! Pela luta, por ser guerreira, por cuidar tanto. É necessário menos romantização da maternidade, mais cuidado, menos pitaco, mais rede de apoio, mais justiça social, igualdade e respeito.

Não se trata de ser “mãezinha” ou “mãezona”. É sobre ser a mãe que consegue ser, com apoio, rede e empatia pelas forças e fracassos. Que sejam reconhecidas por uma maternagem real!

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reforça a luta por uma maternagem mais real, mais leve e com rede de apoio. Para que ninguém se sinta sozinha nessa luta; para que amar e criar as/os filhas/os seja um processo singular e do desejo, e não uma obrigação atribuída socialmente para as mulheres.

Que o Dia das Mães seja de reconhecimento e luta! Que a Psicologia possa permanecer contribuindo para fortalecer redes e apoios para as mães, no cuidado de quem cuida.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de vermelho, preto e verde e, ao fundo, listras e pontos nestas mesmas cores. Na parte superior, a ilustração de um selo preto representando o luto e de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, uma colagem com imagens de mulheres diversas. Sobrepondo essa colagem, dentro de um círculo preto, a ilustração que remete à figura de uma mulher e com a forma de uma árvore, representando a natureza.


Termos relevantes
direitos humanos