Notícias


Nota de pesar: Prefeito Bruno Covas


Publicado em: 17 de maio de 2021

O CRP SP presta solidariedade à família e aos amigos do Prefeito Bruno Covas por seu falecimento ontem (16/05), vítima de câncer. 

Cada vida perdida, seja por qualquer razão, nos toca profundamente. No caso de Bruno Covas, a perda nos toca, em especial, por ser alguém que se coloca em um lugar de representação da sociedade, eleito democraticamente. 

Sua perda alerta, também, para a importância de falarmos sobre câncer, sua prevenção e tratamentos disponíveis à população, ainda mais em tempos de pandemia. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que surjam 625 mil novos casos de câncer por ano no Brasil. Enquanto isso, dados do Ministério da Saúde mostram que 41% dos países interromperam o rastreamento da doença após a declaração da pandemia de Covid-19. No Brasil, por conta da calamidade sanitária e do colapso dos serviços de saúde, muitos tratamentos em curso foram suspensos, assim como houve recrudescimento da estrutura de diagnósticos precoce do câncer e o cancelamento de cirurgias.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é ferramenta importante e estratégica ao enfrentamento do câncer, por ser universal, gratuito e a base de atendimento para 75% da população brasileira. O País possui 288 equipamentos para tratamento de câncer pelo SUS, distribuídos em todos os Estados e preparados para a complexidade da doença. Estes equipamentos são dotados de equipes multiprofissionais especializadas, dada a realidade psicossocial de quem enfrenta a doença. A Psicologia é parte importante dessas equipes, que, para além do atendimento psicológico aos pacientes e familiares, busca entender os processos de adoecimento, tratamento e remissão, bem como as intervenções durante todo o processo. A Lei 12.732/12 (Lei dos 60 Dias) assegura ao paciente o direito a receber o primeiro tratamento pela rede pública no prazo de até 60 dias a partir do diagnóstico, ou em prazo menor, conforme a necessidade do caso.

O CRP SP se solidariza para com todas as pessoas que se encontram nesta situação e reforça sua defesa incondicional da saúde para a toda a população brasileira. 

#PraTodosVerem: nesta publicação há uma foto preto e branca de Bruno Covas e um laço preto representando o luto.