Notícias


Vem aí o Seminário Estadual “Segurança Pública e violência policial: quais corpos são alvos?”


Publicado em: 7 de junho de 2021

Vem aí o Seminário Estadual “Segurança Pública e violência policial: quais corpos são alvos?”! Realizado nos próximos 1, 2 e 3 de julho, o seminário marca o Dia Internacional de Luta Contra a Tortura, 26 de junho, instituído em 1997, em referência à Convenção Contra a Tortura, assinada em 1987.

No Brasil, a tortura é prática habitual e indigna. Teve início com a invasão européia no século 17, tendo os povos indígenas como primeiros alvos, sendo torturados, física e simbolicamente, com a justificativa cínica de que estariam sendo salvos da barbárie a partir dessas práticas. 

Pouco depois, os povos africanos escravizados em diáspora se unem aos povos indígenas, sendo incessantemente torturados pela elite branca. Não por coincidência, mas enquanto continuidade de um projeto civilizatório colonial, hoje no Brasil, são esses mesmos os principais alvos das práticas de tortura. A ditadura nunca deixou de existir em territórios e espaços delegados a essas pessoas: as favelas e os sistemas de privação de liberdade. 

A população negra é, também, a mais atingida pela letalidade policial. Um levantamento realizado pelo G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que 5.660 pessoas foram vítimas da letalidade policial no Brasil em 2020; destas, 78% são negras ou pardas. No mesmo ano, 198 policiais militares foram assassinados no país, número que representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

Com o intuito de discutir essas questões e marcar um posicionamento de luta contra o genocídio da população negra, principal atingida pela violência policial, o CRP SP irá realizar o Seminário Estadual “Segurança Pública e violência policial: quais corpos são alvos?”.

Com uma live de abertura, duas rodas de conversa, e uma live de encerramento, o seminário irá abordar a questão da violência policial e da violência de Estado, buscando apresentar as implicações destas problemáticas na garantia dos Direitos Humanos e na vida e saúde das vítimas. Serão promovidas, também, importantes reflexões sobre saúde mental das/os trabalhadoras/es da Segurança Pública e o papel da mídia no genocídio da população negra.

Programação

Live de abertura do Seminário Estadual “Segurança Pública e violência policial: quais corpos são alvos?”
Data: 01/07/21  - Horário: 17h às 19h

Roda “A Violência de Estado e suas implicações na saúde mental das/os trabalhadoras/es da Segurança Pública”
Data: 02/07/21 - Horário: 15h às 17h 

Roda “Qual escudo nos protege quando a violência é policial? Reflexões sobre o imaginário social brasileiro, mídia e genocídio da população negra”
Data: 02/07/21 - Horário: 19h às 21h

Live de encerramento “Que Segurança Pública queremos?”
Data: 03/07/21 - Horário: 10h às 12h 

Mais informações serão divulgadas em breve! Acompanhe!

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo cinza remetendo à asfalto. Na parte superior, a ilustração de policias enfileirados em cima de uma faixa vermelha e um selo da campanha "Racismo é coisa da minha cabeça ou da sua?".