Notícias


CRP SP em luto pelas mais de 500 mil vítimas da Covid-19


Publicado em: 21 de junho de 2021

O Brasil atingiu, neste último final de semana, a triste marca de 500 mil vidas perdidas para a Covid-19. O resultado disso é o enlutamento de milhões de pessoas, atravessadas por dores, medos, angústias e desesperanças. Sofrimentos que se somam ao empobrecimento, à fome e à falta de perspectiva de melhorias de vida e de sobrevivência.

Este sofrimento poderia ter sido, em muitos casos, evitado caso a vacinação em massa já estivesse sido providenciada oportunamente, bem como se tivéssemos uma gestão nacional eficiente e orientativa no trato das medidas sanitárias já consolidadas no mundo todo, como o uso de máscaras, o combate às aglomerações e o incentivo ao isolamento sistemático e financiado da população.

Com os mais elevados níveis de contágio desde o início da pandemia, e o sistema de saúde beirando o colapso, diversas famílias ainda enfrentam as mazelas do empobrecimento, do desemprego e da fome.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reconhece os impactos da pandemia na saúde mental da população e se soma à sociedade, em luto por todas essas vítimas e famílias, para exigir ações governamentais efetivas neste momento de sofrimento e angústia coletivos.

É fato que a Psicologia se coloca como uma das profissões que mais acolhe, acompanha e está inserida nos impactos desse sofrimento coletivo e, por isso, se coloca na sociedade com compromisso ético para saná-lo.

Em respeito às milhares de vidas perdidas e às famílias destas vítimas, o CRP SP reafirma seu compromisso na luta em defesa da democracia, do Sistema Único de Saúde, do auxílio emergencial digno e por tempo indeterminado, da vacinação urgente de todas e todos, e das políticas públicas de saúde mental.

Se puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara o tempo todo.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo preto com um laço preto, representando o luto, dentro de um círculo cinza.


Termos relevantes
direitos humanos