Notícias


Subsede Alto Tietê e SinPsi mobilizam-se pelas 30 horas da Psicologia em Mogi das Cruzes


Publicado em: 20 de julho de 2021

Prefeitura de Mogi das Cruzes se compromete em enviar projeto de lei de redução de carga horária à Câmara Municipal no início do ano que vem

A Prefeitura de Mogi das Cruzes deverá enviar à Câmara Municipal, no início de 2022, um projeto de lei de redução da carga horária de psicólogas/os servidoras/es públicas/os da Prefeitura Municipal. 

Há muito tempo, essas/es profissionais vêm pleiteando a redução da carga horária de trabalho, tendo em vista o compromisso com o ser humano atendido, a complexidade das atividades a serem desenvolvidas e a intensa carga de estudo e pesquisa. As 30 horas já é uma realidade em outras prefeituras. 

Para que se chegasse a este encaminhamento, foram necessárias articulações prévias por parte do coletivo formado por psicólogas/os do município, do Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo (SinPsi), contando com a participação da sociedade, o diálogo com lideranças políticas locais e o apoio da Subsede Alto Tietê do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP).

A redução da carga horária de trabalho da categoria está entre os objetivos do planejamento estratégico de 2019-2022 da Subsede Alto Tietê, tendo sido apresentada em reunião com a Comissão Gestora Alto Tietê (CGAT) pelo coletivo de psicólogas/os que buscam essa política. Junto ao Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo, foi elaborada uma Moção de Apoio ao Movimento de Luta pela Jornada de 30 horas, e, posteriormente, um abaixo-assinado.

Na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em 2020, ocorreu audiência pública sobre a proposta da jornada de 30 horas. O ato contou com uma mesa formada pela coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Mogi das Cruzes, Ana Cristina Arzabe; pela diretora do SinPsi, Estela Franzin; pelo subcoordenador da Subsede Alto Tietê do CRP SP, Rafael Cislinschi; pela psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Prado; e pelo vereador, Rodrigo Romão, além da participação de psicólogas/os e demais cidadãs/ãos.

Ainda em 2020, foi elaborada uma carta compromisso, apresentada às/aos candidatas/os a prefeita/o e vereadora/or de Mogi das Cruzes. Na ocasião, o atual prefeito Caio Cunha, e a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, até então candidatas/os, se comprometeram com esta pauta. Com a confirmação da eleição do Executivo, foi solicitada uma reunião entre o coletivo, o SinPsi e a Subsede Alto Tietê do CRP SP para tratar do assunto.

No dia 04 de maio de 2021, as/os vereadoras/es Marcos Furlan, Johnross Jones e Maria Luiza Fernandes apresentaram indicação de projeto de lei para a redução da carga horária de psicólogas/os em Mogi das Cruzes.

A reunião com o prefeito Caio Cunha e sua vice ocorreu no último 16 de junho, e teve a participação de representantes do coletivo de psicólogas/os Adelene Carvalho Choairy, Juliana Falchete Martins Prado, Ana Maria Brigido Lintz, Carolina Xavier; da advogada, Maria de Lourdes Corrrea Guimarães; do vereador, Marcos Paulo Tavares Furlan; da presidenta do  SinPsi, Fernanda Magano, e do representante da Subsede Alto Tietê do CRP SP, Alexandre de Brito Ângelo.

Na reunião, o prefeito e a vice-prefeita reforçaram o compromisso, já firmado na ocasião da assinatura da carta de compromisso, e expuseram que, diante da impossibilidade de criação de despesas no primeiro ano de gestão, pretendem enviar projeto de lei à Câmara Municipal no início do ano de 2022. Também foi prometido que, ainda no segundo semestre de 2021, o projeto de lei já será apreciado pela Secretaria da Fazenda, Assuntos Jurídicos e Governo para adequações e levantamentos pertinentes no município.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo continuará a colaborar com o movimento endossando a luta pela jornada das 30 horas.

Fotos: Divulgação

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo branco e moldura nas cores azul e amarelo. Na parte superior, o logo da editoria CRP SP Articula, com a ilustração de três pontos conectados. No centro, três fotos das reuniões pelas 30 horas em Mogi das Cruzes.