Notícias


CRP SP inicia eventos preparatórios para o 11º COREP e CNP


Publicado em: 21 de julho de 2021

A partir de hoje, 21 de julho, e até 10 de setembro deste ano acontecem os eventos preparatórios do CRP SP para o 11º Congresso Regional de Psicologia (COREP) e Congresso Nacional da Psicologia (CNP)

Os eventos preparatórios correspondem à primeira fase de elaboração das propostas que servirão como base para guiar as gestões dos próximos triênios dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRP, período de 2022 a 2025) e do Conselho Federal (CFP, período de 2023 a 2025). 

Sendo assim, as rodas de conversa (Diálogos On-Line), os eventos da II Mostra Virtual de Práticas da Psicologia e outras atividades do CRP SP serão realizados sob o formato de eventos preparatórios, com o acréscimo, ao final das atividades, de espaço para discussão e encaminhamento de propostas. 

O 11º CNP ocorre em 2022 e terá como tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”. As propostas serão organizadas a partir dos seguintes eixos: 

  1. Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; 
  2. Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; 
  3. O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.

As/os psicólogas/os com registro ativo no CRP SP também poderão enviar suas propostas avulsas (individuais), considerando o envio de uma proposta por profissional. Para enviar a sua proposta, acesse aqui.

Confira todas as informações sobre o 11º CNP, suas etapas e proposições, no site especial do CRP SP sobre os eventos. 

Acompanhe também os canais do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e do Conselho Federal de Psicologia e fique por dentro de tudo sobre o 11º Congresso Nacional da Psicologia!

Saiba mais sobre o CNP!

Instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia, o Congresso Nacional de Psicologia acontece a cada 3 anos e possibilita a participação direta e democrática da categoria de psicólogas/os na construção da Psicologia. Todo o processo, desde os eventos preparatórios até o Congresso Nacional, é democrático e participativo. Tem o objetivo de convocar a categoria para problematizar a conjuntura, a Psicologia e sua participação no contexto histórico, e propor as diretrizes do próximo triênio.

Acompanhe como funciona cada etapa do Congresso Nacional de Psicologia e participe!

Eventos preparatórios (21 de julho a 10 de setembro de 2021): eventos abertos às/aos psicólogas/os, estudantes, convidadas/os e demais pessoas interessadas. Tem o objetivo de formular propostas a serem enviadas para as próximas etapas.

Pré-congressos (Pré-COREPs) (ETAPA ATUAL! 01 de dezembro de 2021 a 22 de janeiro de 2022): realizados pelas subsedes do CRP SP, são as instâncias que apreciam e aprovam as propostas enviadas pelos eventos preparatórios. Nesta etapa, novas propostas podem também ser elaboradas. Podem ocorrer em mais de uma área geográfica da jurisdição do CRP SP. Nesta instância, são eleitas as/os delegadas/os para o Congresso Regional (COREP).

Congresso Regional da Psicologia COREP (8 a 10 de abril de 2022) - composto por delegadas/os eleitas/os nos pré-congressos, no COREP são discutidas e aprovadas as propostas de âmbito regional que farão parte do Caderno de Deliberações do COREP e que irão orientar as ações da gestão do CRP SP no próximo triênio. São também apreciadas as propostas que serão enviadas para avaliação no CNP. É no COREP que são eleitas/os as/os delegadas/os para o Congresso Nacional.

Congresso Nacional da Psicologia CNP (2 a 5 de junho de 2022) - é a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as diretrizes para o Conselho Federal de Psicologia. Participam as/os delegadas/os nacionais, eleitas/os nos COREPs de todos os CRPs. As propostas aprovadas farão parte do Caderno de Deliberações do CNP, que irá orientar as ações da gestão do CFP no próximo triênio.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo vermelho com, no lado esquerdo, faixas compostas por formas geométricas em tons de azul, roxo e amarelo. No centro, há o logo do décimo primeiro Congresso Nacional da Psicologia, que é a ilustração do número onze formado por triângulos com imagens que representam as diversas pautas sociais que envolvem a Psicologia. Abaixo do logo, há uma fileira de triângulos vermelhos mais escuros.