Notícias


05 de agosto – Dia Nacional da Saúde


Publicado em: 5 de agosto de 2021

Você sabia que hoje, 05 de agosto, é a data de nascimento de um dos mais relevantes sanitaristas do Brasil, Oswaldo Cruz? Ele foi pioneiro no combate a endemias e um entusiasta das campanhas de vacinação em massa para erradicar doenças. Entre as muitas homenagens dedicadas a Oswaldo Cruz, está o Dia Nacional da Saúde, comemorado hoje!

Por isso, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo relembra o importante legado do sanitarista e parabeniza as/os psicólogas/os e demais profissionais da saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS), autônomas e da saúde suplementar.

Atualmente a gravidade da pandemia do coronavírus impede que a data seja exclusivamente de celebração. A falta de gestão coordenada da crise por parte dos entes federados não garantindo auxílio econômico digno às famílias; não protegendo as pequenas e médias empresas; desacreditando o uso de máscaras; recomendando medicações ineficazes; disseminando informações falsas e aglomerações entre a população; não adotando distanciamento social para conter-se a disseminação do vírus , aliada à falta de investimentos e financiamentos em políticas públicas de saúde e à lentidão para vacinação em massa da população prejudicaram massivamente o trabalho das/dos profissionais no combate à pandemia. Fizeram com que o Brasil se tornasse o epicentro da Covid-19 no continente, aumentando a demanda de atendimentos e ficando ainda mais exposto ao vírus. 

O CRP SP, evidenciando os muitos alertas das instituições que valorizam o conhecimento científico sobre a pandemia, lamenta as mais de 550 mil mortes em nosso país, muitas delas também de profissionais de saúde. 

Chamamos a atenção da sociedade para que o SUS seja prioridade no orçamento público, não mais entregue às Organizações Sociais de Saúde (OSs) e outras formas de terceirizações, voltando a ser e a conduzir as diretrizes no planejamento das ações em saúde no Brasil.

A Psicologia se faz com Direitos Humanos e defende que só haverá celebração efetiva do Dia Nacional da Saúde quando o SUS, resultado de anos de muitas lutas do povo brasileiro e garantidor de direitos básicos, receber os devidos investimentos e, assim, puder valorizar seus profissionais e a população brasileira beneficiária direta desta conquista.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de azul. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, uma ilustração do mapa do Brasil com rostos de profissionais da saúde diversos.