Notícias


07 de agosto - 15 anos da Lei Maria da Penha


Publicado em: 7 de agosto de 2021

Maria da Penha Fernandes viveu 23 dos seus 76 anos (01/02/1945) sob tortura e abuso do ex-marido. Por duas vezes, ele tentou matá-la – na primeira, com disparo de arma de fogo; na segunda, por eletrocussão e afogamento. Maria da Penha saiu desse pesadelo doméstico com seus movimentos comprometidos, em uma cadeira de rodas, e com uma longa batalha judicial pela frente contra o seu agressor, que culminaria em um importante marco do Código Penal brasileiro: a Lei Maria da Penha.

Hoje, 07 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 15 anos. Em sua aplicação, identifica e penaliza as muitas violências praticadas contra as mulheres – a chamada violência de gênero cuja base está no entendimento (equivocado) de que as mulheres seriam “mais fracas”, “merecedoras de ‘corretivos’ e ‘reprimendas”’, de que “pertenceriam aos homens”, teriam “maior ou menor valor de acordo com a cor da pele, idade, condição social ou forma física”, entre outras compreensões que caracterizam o machismo e são usadas como justificativas para práticas violentas.

Nós, profissionais da Psicologia, além de sermos majoritariamente mulheres (87% da categoria), portanto, alvos da violência de gênero, somos também a escuta de meninas e mulheres que vivenciam situações de abusos, agressões e sofrimentos causados geralmente por quem menos se espera: pais, padrastos, irmãos, namorados, maridos, colegas de trabalho e até mesmo companheiras.

Como observadoras íntimas dessas situações, somos também cúmplices e protetoras de quem as vive. Precisamos acolher meninas e mulheres e atuar de modo a quebrar o ciclo de violência que as faz sentirem-se imobilizadas, culpadas, por vezes até “recompensadas” pelas próprias violências que sofrem.Trabalhar em redes de apoio para que se fortaleçam e possam ser autônomas e autoras de suas vidas.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo afirma que a Psicologia é para todas e faz-se na defesa de todas as mulheres e contra as violências que ceifam vidas, sonhos e potencialidades.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de azul. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, há uma ilustração que, ao fundo, representa uma mulher silenciada; sobrepondo este fundo, a imagem desta mesma mulher com a mão levantada, simbolizando a resistência à violência contra as mulheres.