Notícias


CRP SP lança o Relatório Final “Práticas Psicológicas na Pandemia de Covid-19”


Publicado em: 12 de agosto de 2021

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo lança o relatório “Práticas Psicológicas na Pandemia de Covid-19”. O documento aponta o quadro situacional do exercício profissional no Estado de São Paulo no período da crise do novo coronavírus em 2020, assim como evidencia a diversidade de práticas e as variadas inserções da categoria em diferentes espaços naquele período.

O relatório é resultado de uma ampla pesquisa realizada em junho de 2020, que recebeu respostas de 4.791 psicólogas/os de diferentes territórios, que responderam a um levantamento on-line. Motivado pela necessidade de conhecerem-se as mudanças impostas pelas medidas de contenção da proliferação do vírus no exercício profissional, o questionário buscou entender os impactos no formato, técnicas e métodos do trabalho das/os psicólogas/os, assim como as dificuldades e transformações que a prática psicológica sofreu durante os primeiros meses do período pandêmico.

A partir da riqueza documental e das potencialidades de atuações percebidas nos relatos da pesquisa on-line, surgiu a ideia de proporcionar um espaço para que a categoria pudesse compartilhar suas dinâmicas de trabalho, suas reflexões e as possibilidades percebidas na nova atuação profissional. Assim se consolidou a ideia da realização da I Mostra de Práticas Psicológicas na Pandemia de Covid-19, ocorrida em agosto de 2020.

O documento representa importante material histórico de um período que deixará marcas na história da Psicologia brasileira e evidencia seu caráter inventivo e mobilizador em momentos de adversidades. Mais uma vez, a Psicologia mostrou seu compromisso com as subjetividades e a saúde mental de uma população tão diversa e diferentemente impactada pelas consequências da pandemia. 

O XVI Plenário deseja que o relatório sirva para toda a sociedade, no entendimento de como as/os psicólogas/os se organizaram para continuarem oferecendo um trabalho tecnicamente qualificado e orientado ética e politicamente para a manutenção de vidas dignas. Clique aqui e acesse o relatório

#PraTodosVerem: card de fundo cinza claro e, nas laterais, um mosaico em tons de amarelo, rosa, laranja e azul; no centro, a capa do relatório.