Notícias


21/09 - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência


Publicado em: 21 de setembro de 2021

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, vem reafirmar seu compromisso com a legitimação dos marcos legais que garantem o pleno direito das pessoas com deficiência à educação, saúde, acessibilidade e aos mais amplos direitos de convivência em sociedade, além do protagonismo.

Em nota técnica, de 1º de março de 2019, o CRP SP orienta a atuação das/os psicóloga/os no atendimento de pessoas com deficiência, convergindo suas práticas para a desinstitucionalização, acima de tudo, em respeito às diferenças, habilidades e necessidades aliados à inserção no âmbito mais geral da sociedade.

É importante lembrar que se trata de uma luta histórica e coletiva, nela, as ações devem ser reforçadas em razão da pandemia de Covid-19, sendo imprescindível o envolvimento de toda a sociedade.

Ademais, convidamos em especial as/os psicólogas/os com deficiências e simpatizantes da causa para fazerem parte das pautas amplamente discutidas em nosso Grupo de Trabalho da Pessoa com Deficiência, num compromisso de assegurar a plena efetivação de seus direitos e reassegurar o protagonismo desta população, por respeito à dignidade e integridade humana. Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos!

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de marrom e bege. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, há uma imagem de pessoas portadoras de deficiência.


Termos relevantes
direitos humanos