Notícias


10 de Outubro – Dia Mundial da Saúde Mental


Publicado em: 10 de outubro de 2021

Você sabia que, desde 1992, o dia 10 de outubro é celebrado como Dia Mundial da Saúde Mental? A data foi criada com o intuito de discutir temas transversais que atingem países e culturas distintas no que tange ao contexto das pessoas em sofrimento mental em relação com seu meio e com a sociedade: preconceitos, discriminações, estigmas, exclusão, entre outras, considerando como estas questões afetam diretamente crianças, mulheres, pessoas com deficiência, povos indígenas, quilombolas, população negra, população LGBTQIA+ e outros grupos vulnerabilizados historicamente.

No Brasil e no mundo, a pandemia da Covid-19 mostrou como o isolamento, a dificuldade de acesso ao trabalho e à renda, a insegurança alimentar, a precarização das legislações trabalhistas, acrescidas do terrível luto que se impõe pela pandemia, no caso brasileiro, agravado pelo negacionismo da ciência por parte das autoridades governamentais, fragilizaram os laços sociais e fizeram disparar a demanda por serviços psicológicos e de saúde mental para mitigarem-se os efeitos adversos do cenário. 

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo parabeniza e saúda a categoria de psicólogas e psicólogos e demais profissionais de saúde naquele enfrentamento, também alerta à sociedade que as decisões de austeridade econômica por privatização, desfinanciamento e subfinanciamento das políticas públicas de saúde, assistência social e previdência têm agravado o terrível quadro brasileiro, bem como a restrição do direito à terra por indígenas, sem-terra e quilombolas aumenta a desigualdade social e agrava problemas históricos do país, consequentemente, intensifica o sofrimento do povo brasileiro. 

O CRP SP aproveita a oportunidade para apoiar o progresso de conferências aberto recentemente, celebrando a Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental, da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, movimento social protagonizado por usuárias/os, familiares e trabalhadoras/es, enfim, convida a categoria e a sociedade a participarem deste importante evento.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de verde. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, há uma ilustração de uma mulher dentro de uma flor.


Termos relevantes
direitos humanos