Notícias


11 de novembro - Dia de Luta Contra a Medicalização


Publicado em: 11 de novembro de 2021

Em 11 de novembro marcamos, em diversos municípios e no Estado de São Paulo, a data pelo enfrentamento à medicalização da sociedade. Cada vez mais, vemo-nos envolvidas/os com processos patologizantes, medicalizantes e até de judicialização das vidas, processos estes que atuam em todas as faixas de idade e nas diferentes dimensões da vida de cada pessoa.

Temos, assim, a patologização acontecendo nas questões raciais, etárias, de gênero, do ser, do saber e do comportar-se. Existem movimentos, no Brasil e no mundo, que alertam para a situação e convidam a sociedade em geral para seu enfrentamento. Em consonância, o Sistema Conselhos, e aqui, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, alinham-se e buscam sensibilizar a categoria para a existência da patologização e da medicalização da sociedade. Provocamos as/os profissionais a engajarem-se nesta luta tanto como agentes da Psicologia, quanto como pessoas que também estão sob a influência deste mecanismo que traz tanto sofrimento a cada um de nós, além de uma tentativa de controle social.

A resposta possível é, primeiramente, o conhecimento do fenômeno, a partir disto a resistência e a divulgação para que a sociedade também possa proteger-se de uma necessidade imposta por interesses escusos, por grupos de grande poder econômico, de que todos teríamos transtornos e problemas que merecem  um CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) e tratamento, muitas vezes, medicamentoso. Embora não seja só a medicação em abuso que nos preocupa, mas também outras formas de tratamento que ignorem a individualidade, a singularidade das pessoas.

Não temos questões contra as medicações, desde que efetivamente necessárias e usadas racionalmente, com avaliação constante e um prazo para sua retirada, salvo pouquíssimas exceções para as quais haverá a indicação de uso contínuo.

Vamos ao 11 de novembro e à vida, mais conscientes e preparadas/os. 

#PraTodosVerem:  Nesta publicação há card de fundo em tons de laranja. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, há uma ilustração de uma menina com balões em formato de livros, no chão há diversas medicações.


Termos relevantes
direitos humanos