Notícias


Cerimônia de entrega do II Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais


Publicado em: 18 de novembro de 2021

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), a Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es (ANPSINEP) e o Sindicato das/os Psicólogas/os do Estado de São Paulo (SinPsi) convidam todas e todos para a Cerimônia de entrega do II Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais

A cerimônia será realizada em 26 de novembro, às 18h , transmitida pelo canal do YouTube e pela página do Facebook do CRP SP. Terá abertura do bloco afro Ilú Obá De Min e contará com a participação de convidadas e convidados do CRP SP, da ANPSINEP,  do SinPsi, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e do Instituto Amma Psique e de familiares do Jonathas Salathiel Clique aqui e saiba mais.

Na ocasião, serão promovidas importantes discussões sobre o papel da Psicologia na luta antirracista, saúde mental da população negra e demais tópicos que permeiam os necessários esforços e articulações para a promoção da igualdade e pelo fim do genocídio da população preta. 

O II Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais recebeu trabalhos que demonstram o rigor e o empenho de profissionais comprometidas/os, de diferentes territórios, com a discussão e a promoção da saúde mental da população negra, historicamente negligenciada ou minorizada pela produção acadêmica de conhecimentos.

É neste cenário, de avanço das discussões teóricas, técnicas e políticas que embasam uma atuação psicológica antirracista, que surgiu o Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais, cuja finalidade é reconhecer trabalhos científicos e artísticos que dialoguem com a produção em saúde mental e relações raciais no Estado de São Paulo. 

Abertura: Bloco afro Ilú Obá De Min e Ivani Oliveira, psicóloga (CRP 06/121139) e vice-conselheira do CRP SP

Cerimonialista:  Eliane de Souza Almeida -  Jornalista e Pesquisadora, Doutoranda em Mudança Social e Participação Política na EACH/USP. Apresentadora do programa online Mídia ao Ponto do canal Farofa Crítica no YouTube. Ativista da Rede Antirracista Quilombação.

Debatedoras/es:  

Maria da Glória Calado - Psicóloga (CRP 06/33194) e conselheira do CRP SP, mestra em Psicologia e Doutora em Educação pela USP. Docente Universitária do Senac, professora do CELACC-USP, psicóloga no Centro de Direitos Humanos de Sapopemba. Participante da Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio e do grupo Mães em Luto da Zona Leste. Membra fundadora do coletivo Quilombação.

Igo Gabriel dos Santos Ribeiro - Psicólogo (CRP 06/122044) e Mestre em Psicologia e Sociedade pela UNESP. É professor no curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidades da UnB. Atualmente está na Coordenação Geral da ANPSINEP.

Cinthia Cristina da Rosa Vilas Boas - Psicóloga (CRP 06/104781), educadora social, militante ativista no movimento negro e de juventude de Campinas. Atualmente vice-presidenta no SinPsi e integrante do comitê técnico de saúde da população negra.

Winnie Nascimento dos Santos - Psicóloga (CRP 06/118442) Doutoranda do Programa de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo. Assessora de relações raciais no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), coordenadora do Núcleo de São Paulo da ANPSINEP e psicóloga clínica.

Shirley dos Santos - Psicóloga (CRP 06/59943) no CEERT.

Clélia Rosane dos Santos Prestes - Psicóloga (CRP 06/135410) do Instituto AMMA Psique e Negritude. Doutora em Psicologia Social (USP). Foi pesquisadora visitante (2017) no Departamento de Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos (University of Texas at Austin)

Familiares e amigas/os de Jonathas Salathiel: 

Edna Salathiel - (Mãe)
Dona Rosa - (mãe de Santo) 
Edson Salathiel Pereira - (tio)
Vera Lúcia Salathiel Pereira - (tia)
Agnaldo Dias Pereira - (cunhado)

Profa. Dra Rosangela Malachias - Professora Adjunta da UERJ-FEBF - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação e Demandas Populares e Contextos Contemporâneos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPG-Educ-UFRRJ) e Pesquisadora do n-Periferias - Grupo de Pesquisa do IEA-USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

#PraTodosVerem: Nesta publicação, há um card de fundo e amarelo roxo. No centro, uma imagem ilustrada de Jonathas Salathiel, um homem negro de cabelos compridos amarrados para trás. Ele veste uma blusa branca, um colar e segura um microfone próximo à boca.


Termos relevantes
direitos humanos