Notícias


03 de Dezembro – Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência


Publicado em: 3 de dezembro de 2021

Hoje, 03 de Dezembro, é o Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência! Criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data objetiva conscientizar a sociedade da busca do exercício dos Direitos Humanos de equidade, igualdade e cidadania pelas pessoas com deficiência.

Embora a luta seja diária, pela efetivação de direitos e contra a inacessibilidade presente, por exemplo, no ônibus que não está adaptado, nos espaços escolares sem diálogo e compreensão das diferenças, nas placas de informações sem desenhos universais e linguagem simples, nas unidades de saúde sem atendimento adequado, nas calçadas sem placas sensoriais ou semáforos sonoros ou ainda nas palestras sem legendas e tradução em Libras , o 03 de Dezembro simboliza a união pela construção de novos caminhos para as pessoas com deficiência.

Aqueles são apenas alguns exemplos de discriminação, do quanto ainda temos para lutar, do quanto as pessoas com deficiência ainda são invisibilizadas e o quanto a falta de acessibilidade as torna prisioneiras de uma sociedade excludente e ineficiente. 

Quando falamos de luta, falamos de ações, de políticas públicas que diminuam as barreiras dos espaços públicos e urbanos, das escolas, da saúde, da comunicação, entre outras barreiras. Falamos, portanto, da necessidade de 25% da população brasileira, segundo dados do IBGE de 2019, ou seja, 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

Nosso papel como cidadãs, cidadãos e profissionais de saúde é conscientizar e promover a mudança em nossa sociedade, ao valorizarmos, visibilizarmos e educarmos para as diferenças.

É necessário ressaltar, ainda, a importância de que este dia seja realmente dedicado a celebrar a luta das pessoas com deficiência em todos os âmbitos, destacando os avanços, mas também apontando o que ainda precisa ser feito e de forma que não haja perdas dos direitos já conquistados.

Hoje é um dia para falar sobre como respeitar e aceitar as diferenças, inerentes à condição humana, viver a diversidade e combater o capacitismo. É um dia para se reafirmarem direitos sociais e humanos legitimamente conquistados e efetivarem-se direitos que coadunam com uma sociedade inclusiva.

A Psicologia é para todo mundo e se faz na luta com as pessoas com deficiência!

#PraTodosVerem: Nesta publicação, há um card em tons de azul. Na parte superior, uma ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo há uma ilustração de diversas pessoas com deficiência.