Notícias


CRP SP participa da Conferência Estadual Popular de Educação do Estado de São Paulo


Publicado em: 20 de dezembro de 2021

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo marcou presença na Conferência Estadual Popular de Educação do Estado de São Paulo (Conepe-SP), realizada entre 03 e 04 de dezembro de 2021, na modalidade virtual. O CRP SP foi representado pela colaboradora, psicóloga social e clínica (CRP 06/94625) e mestra em Educação, Brisa Bejarano Campos, como titular da representação e como suplentes Valéria Campinas Braunstein e Lilian Suzuki.

Na ocasião, Brisa Bejarano fez uma fala assertiva sobre os desafios, desmontes e a precarização da educação brasileira, aprofundada e escancarada durante a pandemia de Covid-19, ela afirmou a necessária presença de psicólogas/os e assistentes sociais na educação básica, “A atuação do psicólogo e do assistente social está alicerçada nos Direitos Humanos e na defesa intransigente de uma educação como preconizada na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal de 1988".

A colaboradora destacou as lutas históricas pela Lei n.º 13.935/2019, que dispõe a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica, aprovada em 2019, e os desafios atuais para sua implementação: “Essa conquista, para ser implementada, precisa do Fundeb. E ela precisa que os Estados e os municípios criem esses cargos por meio da Lei de Iniciativa do Poder Executivo”, analisa.

A Conferência Estadual Popular de Educação do Estado de São Paulo (Conepe-SP) promovida pelo Fórum Estadual de Educação (FEE) e suas diversas entidades integrantes, entre elas, o CRP SP possui caráter deliberativo e apresentou, a partir do diagnóstico da realidade estadual paulista, um conjunto de propostas que subsidiarão a realização da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) em 2022.

Com natureza mobilizadora, de luta e resistência pela defesa da democracia, a conferência construiu um conjunto de propostas relativas à educação municipal, estadual e nacional, a instituição do Sistema Nacional de Educação e a defesa da democracia, da vida e dos direitos sociais.

A mobilização de todos os setores e segmentos da educação nacional é o objetivo principal para defender o Estado democrático de direito, a Constituição Federal de 1988, o Plano Nacional de Educação (PNE) e ainda consolidar uma plataforma comum de pautas e lutas pela educação no país.

Com o lema "Educação para todos/as se constrói com Democracia e participação social: sob o legado de Paulo Freire, nenhum direito a menos", o encontro aprovou a moção de apoio à implementação da Lei n.º 13.935/2019 e produziu coletivamente a Carta São Paulo, documento que norteará o projeto societário para 2022 e tem a educação como pilar fundamental para sua implementação. Clique aqui e assista à reunião na íntegra. 

Faça parte da luta para "Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as", tema da etapa nacional (Conape), prevista para ocorrer entre 10 e 12 de junho de 2022, em Natal, Rio Grande do Norte.

#PraTodosVerem: #PraTodosVerem: Nesta publicação, há um card de fundo branco e moldura nas cores azul e amarela. No centro, está o logo da editoria CRP SP Articula com a ilustração de cinco lápis.


Termos relevantes
psicologia educação conepe conape