Notícias


CRP SP lamenta o falecimento de Marco Antonio de Castro Figueiredo


Publicado em: 3 de fevereiro de 2022

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo lamenta informar o falecimento de Marco Antonio de Castro Figueiredo, professor titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP - USP).

Referência para a Psicologia e Educação, Marco Antonio fez importantes contribuições à saúde coletiva e ao desenvolvimento de conhecimentos nos campos da Psicologia, do trabalho, da Atenção Psicossocial e demais áreas associadas à ciência psicológica.

Em 1994, momento marcado pelo preconceito e pela estigmatização em relação à AIDS, Figueiredo pesquisou, em sua livre-docência, o papel de profissionais da Saúde diante do vírus. Mais tarde, ajudou a desenvolver a temática da AIDS no campo da Psicologia, coordenando projetos de extensão sobre o assunto.

O legado de Marco Antonio de Castro Figueiredo seguirá conosco: orientou mais de 100 trabalhos, entre teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de cursos de graduação etc.; publicou centenas de trabalhos, entre artigos, capítulos de livros e obras autorais contribuiu para a formação de milhares de psicólogas/os em seus mais de 30 anos de carreira acadêmica.

O CRP SP se solidariza com as/os familiares e amigas/os de Marco Antonio de Castro Figueiredo. Registramos nosso agradecimento a este importante estudioso e suas inúmeras contribuições para uma Psicologia ética e comprometida com a sociedade.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um foto preto e branco de Marco Antonio de Castro Figueiredo, de braços cruzados, vestindo uma camiseta branca e na frente de uma estante de livros.


Termos relevantes
direitos humanos