Notícias


CRP SP lança campanha pela Luta Antimanicomial em série de projeções


Publicado em: 11 de fevereiro de 2022

Com o mote “Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS antimanicomial!”, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo iniciou ontem (10 de fevereiro), em São José dos Campos, sua campanha oficial pela Luta Antimanicomial para o ano de 2022. O projeto consiste na exibição de mensagens nas fachadas e laterais de edifícios espalhados por cidades de todo o Estado de São Paulo. A instalação foi o caminho encontrado para levar à sociedade reflexões sobre o cuidado em liberdade e a construção de uma saúde pública que esteja em defesa da saúde mental e seus equipamentos assistenciais. 

Em parceria com o SESC São José dos Campos, a instalação contou com a presença de espectadoras/es que passavam pela rua e encontravam frases como “Cuidado é em liberdade, não em manicômios” e “Camisa de força nunca mais!” Uma roda de conversa se formou em frente à projeção, composta pelo público que circulava no local, por psicólogas/os e articuladoras/es da Luta Antimanicomial, que foram até o SESC motivados pelo chamamento que o CRP SP fez em suas redes sociais, mas sem especificar do que trataria a ação.

“Este momento é importante para podermos nos rearticular em um pós-pandemia, para pensarmos as políticas públicas de saúde mental que estão passando por um retrocesso”, compartilhou o psicólogo (06/80596) Pedro Ivo Yahn, que participou da roda de conversa espontânea formada durante a ativação. 

Vale do Paraíba, Litoral Norte e a Luta Antimanicomial

Quantas psicólogas são necessárias para combaterem o modelo manicomial?  Ao que parece, mais de 415.864. Somos quase meio milhão e mesmo com esta quantidade de profissionais espalhadas por todo o país, ainda não conseguimos atingir os níveis de mudança que são necessários. Somente na região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, dos 39 municípios, em pelo menos dez ainda existe algum tipo de instituição que “cuida” trancando aqueles que estão em sofrimento psíquico. Se somos mais de seis mil psicólogas/os no território, por que essas instituições continuam existindo e se fortalecendo? É uma reflexão que não só a categoria, como um todo, precisa fazer, mas a sociedade também, que acaba sendo vítima desses lugares. 

Todo ano, recebemos pedidos do Ministério Público para fiscalização de Comunidades Terapêuticas (CTs) na região. Ouvimos mais sobre novas instituições desse tipo do que sobre novos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) ou sobre ações de enfrentamento via políticas públicas. Entre 2016 e 2019, 21% dos processos éticos instaurados no estado estavam relacionados à atuação de psicólogas/os em CTs. Talvez o desafio não seja a quantidade de profissionais, mas a maneira como estamos nos articulando nos espaços de discussão e de diálogo sobre os modelos arbitrários de cuidado estabelecidos.

Quantas psicólogas são necessárias para combaterem o modelo manicomial? Ao que parece, todas. Sempre.

Série de projeções: Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS Antimanicomial! 

A luta antimanicomial é um processo histórico das pessoas em sofrimento mental e das/os profissionais da saúde pela garantia dos Direitos Humanos e sociais e pelo cuidado em liberdade. Esse movimento nasce da necessidade de banir o modelo institucionalizado de atenção à saúde mental, pautado por práticas assistenciais violentas e excludentes. 

Com a evolução do movimento e as profundas discussões respaldadas pela Ciência, tem início, no Brasil, em meados dos anos 1980, a Reforma Psiquiátrica, com o objetivo de denunciar as violações de direitos e principalmente de construir uma política pública de cuidado em liberdade, consolidada por uma rede de serviços e estratégias comunitárias pautada pela solidariedade e inclusão.

Hoje, seguimos em posição de luta por um SUS Antimanicomial. A Psicologia tem esse compromisso, pois o cuidado da saúde mental é para todo mundo e se faz com o povo!

Calendário das ações
17/02 Santo André 
24/02 São José do Rio Preto 
10/03 Suzano 
Demais regiões: Em breve!

Fique atenta/o aos nossos canais para mais informações, não se esqueça de utilizar a hashtag #PorUmSUSantimanicomial e marcar o @crp_sp em suas publicações. 

*Agradecimento: Hospital Veterinário Carinho Bicho.

#PraTodosVerem: nesta publicação há nove fotos da projeção realizada no SESC de São José dos Campos, com as mensagens "Cuidado é em liberdade, não em manicômios", "Por um SUS Antimanicomial", "Cuidado é em liberdade, não em manicômios", "Um dia eu simplesmente apareci", "Camisa de força nunca mais" e "Saúde mental se faz com o povo. Por um SUS Antimanicomial". Em algumas das fotos também há pessoas andando na rua, pessoas de bicicleta, carros, um ônibus e pessoas reunidas em frente à projeção.