Notícias


CRP SP lança caderno temático sobre segurança pública e violência policial


Publicado em: 7 de março de 2022

Quais corpos são alvos da violência policial no Brasil? De acordo com indicadores sociais, o grupo que mais sofre essa violência é o das pessoas negras, pobres e moradoras de periferias. 

Essa afirmação se comprova no levantamento realizado pelo G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que aponta que 5.660 pessoas foram vítimas da letalidade policial no Brasil em 2020, sendo que, destas, 78% eram pretas ou pardas.

Neste contexto de necessários enfrentamentos das múltiplas violências impostas pelo Estado à população negra, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo realizou, em julho de 2021, o Seminário Estadual ‘Segurança Pública e violência policial: quais corpos são alvos?’

As ricas discussões realizadas no seminário resultaram na produção do Caderno Temático 39 - Segurança Pública e violência policial: quais corpos são alvos?, composto pelo registro das lives e pela transcrição das rodas de conversa que integraram o seminário. 

O CRP SP reitera seu comprometimento com a garantia dos Direitos Humanos a todas as diversas subjetividades e corpos e coloca em destaque o direito fundamental à segurança pública, garantido pela Constituição Federal e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Boa leitura!

Acesse o Caderno Temático 39 - Segurança Pública e violência policial: quais corpos são alvos?

Reveja as lives de abertura (aqui) e de encerramento (aqui) do Seminário Estadual ‘Segurança Pública e violência policial: quais corpos são alvos?

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo cinza, um símbolo de arquivo no formato PDF e a capa do caderno temático, composto pela ilustração de policiais enfileirados em cima de uma faixa vermelha.