Notícias


CRP SP lamenta o falecimento de Antônio da Costa Ciampa


Publicado em: 29 de março de 2022

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo lamenta profundamente informar o falecimento de Antônio da Costa Ciampa, psicólogo, doutor em Psicologia Social, e precursor da consolidação e profissionalização da Psicologia como ciência e profissão no Brasil.

Criador de uma teoria da identidade pioneira na Psicologia brasileira, era intelectual e professor militante. Fez parte da primeira turma do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), formando-se em 1968.

Construiu uma trajetória no campo da Psicologia Social mantendo um posicionamento crítico diante de perspectivas naturalizantes e a-históricas de produção de conhecimento e intervenção na sociedade. 

Com sua vasta obra, promoveu a integração da Psicologia Social com outras áreas do conhecimento, sempre em uma perspectiva social crítica. Tem muitos de seus textos como referências para os estudos em Psicologia Social e no campo da Identidade.

Convidamos todas/os para conhecerem e celebrarem este importante pioneiro da Psicologia brasileira no vídeo documentário produzido pela Comissão de História e Memória da Psicologia do CRP SP (clique aqui).

#PraTodosVerem: nesta publicação há uma foto, preto e branca, de Antônio da Costa Ciampa. No lado esquerdo, um laço preto representando o luto.


Termos relevantes
direitos humanos