Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Notícias


CRP SP realiza reunião na Câmara Municipal de São Paulo para organizar comemoração dos 60 anos da Psicologia no Brasil


Publicado em: 2 de maio de 2022

Na última quinta-feira, 28 de abril, o conselheiro psicólogo (CRP 06/90143) e coordenador da Comissão de História e Memória do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Rodrigo Toledo, e a coordenadora técnico-política do CRP SP, Rute Alonso, se reuniram na Câmara Municipal de São Paulo com a psicóloga (CRP 06/141243) e vereadora Luana Alves (PSol) e o chefe do gabinete do vereador Eliseu Gabriel (PSB), Hélvio Moisés, para debaterem sobre a realização de uma solenidade em comemoração dos 60 anos da Psicologia no Brasil como ciência e profissão. 

Toledo explicou a necessidade de buscar possibilidades para ampliar-se o debate sobre a Psicologia e seu papel nos últimos 60 anos e nos próximos que estão por vir, principalmente neste momento em que vivemos grandes retrocessos e desmontes das Políticas Públicas de cuidado e saúde mental. Na pauta também se falou sobre o movimento do Conselho Federal de Psicologia que articulou com a Câmara dos Deputados uma reunião solene em comemoração da data, como indicativo de possibilidades para a ocupação de espaços como a Câmara com o objetivo de ampliar-se o debate para toda a sociedade. 

A vereadora Alves pontuou também a importância de encarar este momento como um espaço para se falar nos desafios: “Estou muito contente com este encontro. Promover uma sessão solene para falar dos 60 anos da Psicologia, não só louvando o que foi esta trajetória, mas também entendendo os desafios que tem. Os desafios em termos de violação dos Direitos Humanos e o que a Psicologia tem a ver com isto, desigualdade social, pobreza, racismo, todos os determinantes da vida. A Câmara Municipal é um espaço em que se tem reverberado essa luta e acho que vamos conseguir fazer um evento muito bonito, muito forte e que deve se desdobrar em cada vez mais escutas”, comentou Luana Alves. 

A solenidade deve contar com as presenças de importantes entidades ligadas à Psicologia brasileira, como a organização de base estadual que representa os interesses trabalhistas da categoria, o SinPsi (Sindicato dos Psicólogos de São Paulo). Será um marcador do retorno presencial das atividades do CRP SP. Para Rodrigo Toledo, a realização da reunião indica não só a importância de se celebrarem os avanços e amadurecimentos da Psicologia como ciência e profissão, como também indica a garantia da evolução nos próximos anos: “Fazer esta reunião, hoje, garante que a Psicologia ocupe cada vez mais seu lugar de importância junto à sociedade, junto aos poderes legislativos, junto à toda a categoria para que a gente reforce a valorização da nossa profissão, garantindo a comemoração dos nossos 60 anos na defesa dos Direitos Humanos”, explica o conselheiro.

#PraTodosVerem: nesta publicação, há um card de fundo branco e moldura nas cores azul e amarela. No centro, está o logo da editoria CRP SP Articula, com a ilustração de três pontos conectados, e uma foto com as participantes da reunião.


Termos relevantes
direitos humanos