Notícias


Está no ar o quinto episódio de “Caminhos da Psicologia no Brasil: 60 anos de profissão”, série de podcast do CRP SP


Publicado em: 19 de julho de 2022

O quinto episódio de “Caminhos da Psicologia no Brasil: 60 anos de profissão”, série do podcast Estação Psicologia, do CRP SP, está no ar! Com o tema “Psicologia, transversalidade e coletividades”, o episódio aborda o debate sobre como o contato com os povos da Amazônia, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, população encarcerada e outros grupos historicamente excluídos e segregados da sociedade produziu conhecimento sobre o trabalho da Psicologia e seu alinhamento com Políticas Públicas de saúde. Por meio de relatos de profissionais, percebemos que o papel social da Psicologia é garantir a preservação e garantia dos Direitos Humanos.

Clique aqui e confira o 5º episódio da série.

“Caminhos da Psicologia no Brasil: 60 anos de profissão”

Em 27 de agosto de 1962, a Lei n.º 4.119/62 regulamenta a Psicologia como profissão no Brasil. De lá para cá, sua trajetória confunde-se com a história do país, de seu contexto sociopolítico e dos movimentos e anseios de sua população. Para marcar estas seis décadas de regulamentação da profissão no Brasil, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo lança a série de podcast que recupera os percursos da Psicologia por meio de relatos de quem fez e faz esta história.

Neste ensejo, a Comissão de História e Memória (CHM) e a Comissão de Comunicação (ComCom) do CRP SP, somadas à equipe técnica, realizaram a escuta de 30 fontes da Psicologia, dos movimentos sociais e de outras instâncias constitutivas da profissão. Foram cerca de 20 horas de gravação de depoimentos e muitos documentos consultados para coletarmos memórias, saberes e experiências.

O resultado está nos seis episódios da série “Caminhos da Psicologia no Brasil: 60 anos de profissão”, que serão publicados quinzenalmente, sempre às terças-feiras de manhã, nas plataformas de áudio (Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music, Google Podcasts e Anchor) e no canal no YouTube do CRP SP, com recurso de LIBRAS e legendas, para acessibilidade do conteúdo.

Confira os capítulos desta história!

Episódio 01 – Regulamentação da Psicologia: percursos e desafios.
Episódio 02 – Psicologia e processo de democratização: a defesa da construção e a participação nas políticas públicas.
Episódio 03 – Psicologia, movimentos sociais e a luta por direitos.
Episódio 04 – Psicologia e o compromisso com a realidade: construções éticas, políticas e sociais.
Episódio 05 – Psicologia, Transversalidade e Coletividades.
Episódio 06 – O que esperar para os próximos 60 anos?

#PraTodosVerem: Card quadrado. Fundo: Fotografias e outras imagens que remetem a movimentos sociais indígenas, contra a cura gay e o racismo.  No centro do card, faixa parda, sobre ela, ícone do podcast Estação Psicologia: o tridente que é símbolo da Psicologia adaptado à forma de um microfone de mesa e emitindo ondas sonoras. (Fim da descrição).