Notícias


Participe da pesquisa sobre a atuação de Psicólogas com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)


Publicado em: 19 de agosto de 2022

Desenvolvida pelo CRP SP em parceria com outros conselhos regionais e instituições, a pesquisa sobre a atuação de Psicólogas/os com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) convida a categoria para contribuir e responder questionário on-line sobre experiências práticas no âmbito da saúde.

As PICS são recursos terapêuticos que fazem parte das medicinas tradicionais, complementares e integrativas referendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de uma década, utilizando técnicas milenares, saberes populares e artes. Elas contribuem para a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção do cuidado humano. Atualmente, no Brasil, 29 dessas práticas são institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS.

A pesquisa é resultado da parceria do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do CRP SP com o Núcleo de Cuidados Integrativos (NUCI) e Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas (NUMEPI) da UNIFESP.

Os objetivos da pesquisa são mapear a interlocução das PICS com a Psicologia e conhecer o contato das/os profissionais com estas práticas. Para tanto, o CRP SP convida as/os psicólogas/os do estado de São Paulo para responderem o questionário on-line e contribuírem ativamente para esse processo. A participação da categoria é de extrema importância para os avanços no conhecimento sobre as PICS no território.

Ressalta-se que a pesquisa é anônima, garantindo-se o sigilo das informações, e que os resultados obtidos serão utilizados apenas para alcançarem os objetivos expostos acima.

Acesse o formulário aqui. 

#PraTodosVerem: Card quadrado. Fundo cor-de-rosa pastel. Em destaque, nas cores cinza e verde. (Fim da descrição).