Notícias


CRP SP Na Mídia: Psicologia e serviço social nas escolas de São Paulo


Publicado em: 26 de outubro de 2022

#CRPSPNaMídia: Desde 2000, quando era apenas um projeto, a Lei n.º 13.935 sofreu contestações, disputas e vetos presidenciais, até se tornar lei, em dezembro de 2019. De lá para cá, profissionais de Psicologia têm-se empenhado na implementação e regulamentação da normativa que estabelece que serviços de Psicologia e Serviço Social podem contribuir para a educação pública brasileira.

Em entrevista à TV Alesp, Roseli Caldas, psicóloga (06/10345), professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, presidenta anterior da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), integrante da coordenação para implementação da Lei 13.935 e colaboradora do CRP SP conta que a ideia não é que se tenha uma/um psicóloga/o clínica/o presente na escola, mas abrir espaço para a Psicologia Escolar e Educacional, contribuindo para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e para a participação da comunidade escolar. “O foco do trabalho é nas dificuldades escolares, na convivência comunidade-família-escola, contra a violência e o preconceito na escola e valorizando a inclusão educacional, a orientação vocacional, entre outros”, comenta.

Escola é espaço de aprendizagem e relacionamentos, não somente de conteúdos, portanto, o conflito vai existir. Roseli cita Henri Wallon, autor de Psicologia da Educação, que diz que "é importante haver conflito”. O conflito contribui para a formação de identidade da criança no que se refere à sua relação com a alteridade, isto é, com o outro, que não ela mesma. O ponto é que a escola deve também ser um espaço de mediação de conflito e a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir tanto na relação professora/professor-aluna/o, quanto na aluna/o-aluna/o e, até mesmo, na relação família-escola.

Ainda segundo a psicóloga, crianças e adolescentes têm vivido momentos difíceis com relação à pandemia, o distanciamento social e a dificuldade de estabelecer relações na escola, que é o espaço de formação e desenvolvimento. “Para este momento de retorno, será fundamental reaprender a conviver com o outro, além do cuidado para que as pessoas possam ser ouvidas”, ressalta.

Confira a entrevista em formato de vídeo aqui.

#PraTodosVerem: Card quadrado. Segundo plano em gradiente de lilás-claro. Em primeiro plano, ícone de um megafone e de ondas sonoras em roxo. (Fim da descrição).