Notícias


29 de janeiro - Dia Nacional da Visibilidade Trans


Publicado em: 29 de janeiro de 2023

“A Resolução CFP Nº 001/2018 do CFP completa 5 anos e, refletindo sobre esse momento, lembro-me de quando estava no consultório de um médico que tinha o poder de decidir se eu poderia ou não entrar no processo de hormonização do SUS. Ouvi dele a seguinte pergunta: ‘Mas qual é seu nome de verdade?’

 Por medo, respondi meu registro civil. Mas, até hoje, levo no coração a vontade de ter batido o pé e repetido meu nome social. Infelizmente a questão é que para ele e para muitas pessoas com poder de decidir sobre nossas vidas, esse não é meu nome de verdade, para eles não sou nem mulher de verdade. E é por isso que devemos prestigiar a resolução do CFP.”

 

O relato da Chloe Castro da Silva Pitta, estudante de Psicologia e estagiária do CRP SP, revela como a população trans ainda é invisibilizada e negligência em suas demandas de saúde por não atenderem estética ou burocraticamente a normativas perpetradas em nossa sociedade majoritariamente cisgênera. A invisibilização e culpabilização de corpos e subjetividades dissidentes não é algo aceitável, ainda que comum.

É por isso, que neste dia 29 de janeiro – Dia da Visibilidade Trans – data que marca um período de ações sociais e institucionais com o compromisso de visibilizar a população transgênere e travestigênere, o CRP SP faz questão de lembrar o compromisso ético da Psicologia em garantir que os princípios fundamentais do Código de Ética profissional sejam respeitados em cada contato e cada atendimento.

A garantia de direitos da população trans não existirá somente pela criação de políticas públicas. É preciso uma implementação efetiva dessas políticas e uma atuação profissional fundamentada nas singularidades e transversalidades da população trans.

Quer saber mais sobre Psicologia e saúde da população trans?

 

CFP

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 29 DE JANEIRO DE 2018

RESOLUÇÃO CFP N° 001/99 DE 22 DE MARÇO DE 1999

RESOLUÇÃO Nº 10, DE 27 DE MARÇO DE 2018

Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs

Nota Técnica Sobre Processo Transexualizador e Demais Formas de Assistência às Pessoas Trans

 

CRP

Documento de Orientação CRP 06 nº 002/2019

 

#ParaTodosVerem: Card com linhas diagonais, fundo rosa e azul, uma imagem de uma mulher transgênere negra empunhando uma bandeira da Visibilidade Trans. Na lateral esquerda uma ilustração de um calendário. Letreiro: 29 de janeiro. Dia da Visibilidade Trans. Na parte inferior a logomarca do CNP SP. 


Termos relevantes
Calendário Direitos Humanos