Notícias


Plenária Ordinária do CRP SP defere novos registros e prepara planejamento anual


Publicado em: 16 de fevereiro de 2023

No último sábado, dia 11 de fevereiro, foi realizada a 2276ª Plenária Ordinária do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP). Conselheiras/os se reuniram para debater e encaminhar demandas do cotidiano da autarquia, como apreciação de novos registros, recomposição das comissões internas do órgão, alguns pontos sobre o planejamento estratégico, previsto para fevereiro, além de informes e eventos. As plenárias são espaços deliberativos no qual as/os conselheiras/os tomam decisões da Gestão do CRP SP.

De acordo com a psicóloga e conselheira Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781), presidenta do CRP SP, as plenárias são momentos fundamentais para alinhar estrategicamente as/os conselheiras/os, diagnosticar os gargalos e buscar soluções para aperfeiçoar o trabalho do conselho. É também momento de encaminhar os registros, cancelamentos e julgamentos de casos disciplinares, que são funções precípuas do CRP SP.

Apenas no mês de janeiro, foram deferidos no total, 985 processos. Destes, 848 foram de pessoas físicas, sendo: 644 registros de novas inscrições ou reativação; 22 registros de inscrição secundária; 145 registros de transferências em geral; e 37 cancelamentos de registro por pedido ou por óbito.  Os registros de pessoas jurídicas somaram 137, sendo: 128 registros ou reativação de PJ; e 9 cancelamentos de PJ. Além disso, foram deferidos 57 novos registros de psicólogas/os especialistas.

Nesta última plenária também foram feitas as recomposições das comissões permanentes do Conselho, entre elas a Comissão de Orientação e Ética (COE) e a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), que, respectivamente, são responsáveis pelo por orientação e disciplinar o trabalho de psicólogas/os. A troca de conselheiras/os membras/os da COE e COF teve por objetivo distribuir melhor as demandas entre as/os conselheiras/os, garantindo maior dinamismo para as ações da comissão.

Outras comissões como a Comissão de Direitos Humanos (CDH) e algumas subsedes do CRP SP também passaram por inclusão ou alterações de suas membras/os. E também foi discutida a proposta de abertura de edital para contratação de colaboradoras para aturarem na Comissão de Análise para Concessão de Registro de Psicóloga/o Especialista (CARPE), conforme Resolução CFP n.º 23/2022.

Outro ponto importante da Plenária Ordinária foi o balanço feito sobre o processo de escuta interna desenvolvido pelo CRP SP. Além da escuta construtiva das/os psicólogas/os, visando a produção de materiais e práticas referenciadas pela ética profissional, todos os setores passaram por este processo de partilha. O objetivo foi ouvir funcionárias/os e colaboradoras/es, levantar demandas e também soluções e sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho e das funções do CRP SP. A sistematização desse processo de escuta subsidiará o Planejamento Estratégico do XVII Plenário, previsto para acontecer ainda no mês de fevereiro.

#ParaTodosVerem. Imagem da tela do computador mostrando oito rostos de mulheres, todas elas conselheiras do CRP SP, participando da reunião virtual da 2276ª Plenária Ordinária.