Notícias


Psicólogas conselheiras do CRP SP participam das ações do 8 de Março


Publicado em: 9 de março de 2023
Fotos: Gabo Teixeira / CRP SP

Além de realizar uma live com o tema “Mulheres na Psicologia: diversas perspectivas na garantia de direitos”, o CRP SP também marcou presença em atividades realizadas pelos movimentos sociais.

Em São Paulo, capital, algumas psicólogas conselheiras acompanharam o tradicional ato do 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, realizado todos os anos por organizações feministas e movimentos de mulheres. Este ano o ato teve como mote principal “Mulheres nas ruas em defesa da Democracia”. O ato teve início um pouco depois das 18 horas em frente ao MASP, na Avenida Paulista e se encerrou no final da Rua Augusta.

As psicólogas conselheiras Luciane de Almeida Jabur (CRP 06/66501) Camila Prandini Prandini (CRP 06/157432) e Fabiana Macena Luiz (CRP 06/148611) e a vice Presidenta do CRP SP, Maria da Glória Calado (CRP 06/33194) estiveram presentes, além de outras psicólogas e colaboradas do Conselho.

A conselheira Fabiana Macena Luiz (CRP 06/148611) destacou a importância da diversidade de movimentos e de pautas durante o ato. “É uma demonstração de força e unidade das mulheres na defesa de seus direitos”. Para ela, que é mulher negra e também participou da live do CRP SP. “Ainda há muito que se construir na perspectiva do respeito às diferenças e a Psicologia precisa ser um instrumento no combate às violências que são estruturantes, entre elas o racismo e machismo”.

Também participaram da live do #CRPSPDEBATE as psicólogas conselheiras Ana Tereza da Silva Marques (CRP 06/141032), Ione Aparecida Xavier (CRP 06/27445) e a presidenta do Conselho, Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781). Assista no canal do CRP SP no Youtube.

#ParaTodosVerem: Duas mulheres participam do ato do 8 de março e seguram uma faixa em tons de roxo e lilás. Nela está escrito “Basta de Feminicídio – Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – sede Metropolitana” e contém também a logomarca do CRP SP. Ao lado, uma terceira mulher segura um guarda-chuva vermelho. As três estão de frente para a foto. Atrás delas outras mulheres ao fundo carregam outras faixas de protesto.

#ParaTodosVerem: A foto mostra uma pessoa jovem em primeiro plano no ato do 8 de março. Ela veste calças pretas, casaco marrom claro e carrega uma bolsa amarela. Ela segura um cartaz onde se lê “Ni una menos”, lema da luta feminista em países da América do Sul. Ao lado uma mulher negra em segundo plano e outras pessoas caminham nas laterais, em terceiro plano.

#ParaTodosVerem: Jovem rapaz participando do ato de 8 de março. Ele veste camiseta branca e usa capa de chuva. Ele segura um cartaz escrito a mão no alto da cabeça onde se lê “Psico USP pela vida das mulheres”. Na lateral uma jovem mulher segura um guarda-chuva preto.

#ParaTodosVerem: Uma mulher negra adulta e uma criança de cerca de 10 anos participam do ato de 8 março. Elas vestem camisetas brancas e seguram um estandarte onde se lê “Casa Anastácia – Lugar de Mulheres Guerreiras”. O estandarte possui o símbolo feminino e a imagem de duas mulheres negras.