Notícias


#ResumodaSemana: veja as principais atividades no #CRPSPAcontece


Publicado em: 12 de maio de 2023

#SegurançaPública. Em São Paulo, as psicólogas conselheiras Maria da Glória Calado (CRP 06/33194) e Marta Eliane de Lima (CRP 06/94890) participaram da audiência pública “A verdadeira valorização da Segurança Pública em São Paulo”, realizada na Alesp. A atividade pautou saúde mental e condições de trabalho das/dos agentes, violência corporativa e garantia de direitos. Estiveram presentes parlamentares, trabalhadoras/trabalhadores da Segurança Pública e representantes do Sindicato das/os Funcionárias/os Públicas/os do Sistema Prisional (SIFUSPESP). (Foto 1)

#ControleSocial. O Comitê de Direitos Humanos e da Cidadania (COMDHUC), associação civil sem fins lucrativos, elegeu esta semana seu novo Conselho Diretor. A psicóloga Ione Aparecida Xavier (CRP 06/27445), conselheira do CRP SP, passou a ocupar o cargo de secretária executiva do COMDHUC, uma das poucas entidades que resistiram ao desmonte dos órgãos de participação efetivado pelo prefeito Rodrigo Manga. (Foto 2)

#LutaAntimanicomial. No dia 8 de maio, a psicóloga Annie Louise Saboya Prado (CRP 06/86192), conselheira do CRP SP, esteve presente na reunião de organização do ato da Frente da Luta Antimanicomial da Baixada Santista. O ato acontece no dia 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no centro de Santos, com atividades culturais e de resistência.

#SaúdeMental. As psicólogas/os da Subsede Assis do CRP SP participaram, no último dia 6 de maio, da abertura do 1° Simpósio de Saúde Mental Materna de Assis. Na ocasião foram compartilhados os aspectos históricos e psicossociais das maternidades e suas singularidades, com discussões em torno dos Cadernos Temáticos do CRP SP v. 24 e v. 26, que abordam a temática. Os materiais foram distribuídos para estudantes, trabalhadoras/trabalhadores da saúde e sociedade civil presentes. Participaram da atividade também, psicólogas/os que atuam na iniciativa Maio Furta-Cor e a professora Thassia Emídio (UNESP/Assis).

#DireitodasMulheres. Também no dia 8 de maio foi realizada reunião extraordinária do Conselho Municipal da Mulher de Mogi das Cruzes (COMMULHER), com participação da colaboradora Ana Maria Brigido Lintz, da Subsede Alto Tietê. A reunião discutiu a proposta de plenárias itinerantes. Elas seriam para apresentação do Conselho e discussão de Políticas Públicas para as mulheres nos territórios. O primeiro território que receberá a plenária itinerante é o de Jundiapeba. Este ano será eleita a nova comissão gestora do COMMULHER.

#FrentePalamentar. Terça-feira, dia 9 de maio, aconteceu, na Câmara Federal, o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais. Composta por 213 parlamentares, ela é coordenada pelo deputado federal Rogério Correia. O CRP SP esteve representado pela psicóloga Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781), conselheira presidenta da autarquia, que apontou a importância da defesa da regulamentação profissional. (Foto 3)

#CapacitaçãoInterna. CRP SP realizou uma rodada de formações com suas/seus trabalhadoras/trabalhadores para melhor compreensão acerca da Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021. O objetivo é garantir o preparo para atuarem de acordo com a nova legislação,  promovendo correção e transparência aos atos do CRP SP. Os órgãos e autarquias da administração direta e indireta tem até dois anos para se adequarem à nova legislação. (Foto 4)

*****

#ParaTodosVerem. Foto com algumas pessoas de pé, posicionadas atrás de uma mesa. À frente da mesa uma faixa com os dizeres “Polícia Penal Reconhecida e Valorizada”. Ao fundo uma parede azul com o brasão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. No canto inferior direito da foto a logomarca do CRP SP. (fim da descrição)

#ParaTodosVerem. Foto mostra três pessoas sentadas em cadeiras escolares, participando de uma roda de conversa. Duas são mulheres, sendo uma mulher negra. E um terceiro participante é homem branco. No canto inferior direito da foto a logomarca do CRP SP. (fim da descrição)

#ParaTodosVerem. Foto mostra várias pessoas de pé levemente abraçadas e posando para a foto durante do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais. No centro da foto, o presidente da frente, deputado Rogério Correia. Também na foto, a psicóloga presidenta do CRP SP, Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781). No canto inferior direito da foto a logomarca do CRP SP. (fim da descrição)

#ParaTodosVerem. Foto de algumas pessoas sentadas em formato semicircular, participando de uma formação do CRP SP. À frente uma pessoa de pé ao microfone faz a apresentação do material que aparece no telão. No canto inferior direito da foto a logomarca do CRP SP. (fim da descrição)