Notícias


Veja as nossas atividades no #CRPSPAcontece


Publicado em: 14 de julho de 2023

#ECA33anos

Para celebrar os 33 anos do ECA, ontem (13/07) a Subsede Baixada Santista participou da realização do desfile do bloco EURECA - Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente, organizado pelo Instituto Camará Calunga. O desfile aconteceu na Praia de São Vicente, litoral do estado de São Paulo. O bloco foi criado em 1991, pelo Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR), de São Bernardo do Campo, e é fruto da mobilização de crianças, adolescentes e jovens, com apoio de educadoras, que definem todos os detalhes do desfile, do samba-enredo à composição das alas, sempre abordando temas sociais que levem a uma reflexão sobre os direitos das crianças e adolescentes. Participaram do desfile mais de 500 pessoas de diversos coletivos e movimentos sociais das crianças e adolescentes, de São Bernardo, Sapopemba, São Vicente, Santos e do bairro Grajaú da cidade de São Paulo. Também participaram grupos de pessoas idosas, o coletivo Sons do Silêncio, formado por artistas surdas e surdos e  psicólogas e psicólogos da região. Representando o CRP SP estiveram presentes as conselheiras Tayná Alencar Berti de Souza, da Subsede Baixada Santista; Ione Aparecida Xavier, da Subsede Sorocaba e Patrícia Rodrigues Silva, da Subsede de Assis.

Foto 1: Bloco Eureca, faixa do CRP SP

Foto 2: Bloco Eureca, conselheiras Tayná Alencar Berti de Souza, Cristina e Ione Aparecida Xavier

 

#Formação

A Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte realizou a Oficina de Documentos Escritos na manhã do último sábado (08/07). A atividade abordou alguns aspectos fundamentais que devem ser considerados na produção de Documentos Escritos,  que frequentemente são demandados pela categoria. Os debatedores foram: Bruno Balbi Aguiar, coordenador da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte; Juliana dos Anjos Corrêa Lima, coordenadora de Orientação e Fiscalização e Vinicius Cesca de Lima, psicólogo técnico da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte. Também participaram da oficina as membras da Comissão Gestora da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte, Lauren Mariana Mennocchi e Renata Ré e o conselheiro do CRP SP e também membro da Comissão Gestora da subsede, Wilson Flavio Lourenço Nogueira.

Foto 3: Oficina de Documentos Escritos na Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte

 

#OrientaçãoeFiscalização

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) realizou, na subsede Metropolitana, Reunião de Orientação a psicólogas que atuam nos equipamentos de Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), da zona sul da cidade de São Paulo. A atividade atendeu uma solicitação do Tribunal de Justiça de São Paulo e orientou as profissionais sobre o fenômeno global da medicalização da vida, onde problemas sociais e políticos que afetam as pessoas não são compreendidos como fenômenos coletivos, mas sim como problemáticas individuais, de ordem biológica, atribuindo-se às crianças e adolescentes psicopatologias com diagnósticos (TDAH, TOD, Dislexia, entre outros) e a prescrição de medicamentos como única forma terapêutica. Participaram desta reunião, realizada na segunda-feira (03/07), as conselheiras do CRP SP Mônica Cintrão, Sonia Motinho e Luciane Jabur e as psicólogas técnicas Luiza, Christina e Maira.

Foto 4: Participantes da Reunião de Orientação da COF

 


Termos relevantes
direitos humanos