Notícias


Diferenças que constroem, compromisso social e ético da Psicologia


Publicado em: 8 de agosto de 2023
Fonte: CRP SP
Créditos: CRP SP
Fotos: CRP SP

No Mês da Psicologia, marcamos o lançamento do mote do XVII Plenário, frase que expressa a ideia central do nosso trabalho e serve como motivação ao desenvolvimento das ações desta gestão.

 

O processo de elaboração do mote considerou os princípios apresentados na Carta de Intenções da chapa eleita pela categoria para exercer o mandato do XVII Plenário. A frase escolhida reflete a profunda compreensão desta gestão sobre esses princípios, aos quais foram somados os Resultados pretendidos pelo Planejamento Estratégico, processo construído a partir da troca e escuta com profissionais da Psicologia ao longo do 11º Congresso Regional da Psicologia de São Paulo e com conselheiras e conselheiros, representantes dos territórios e trabalhadoras e trabalhadores do CRP SP, resultados esses que conduzirão os próximos três anos de gestão (2022 - 2025).

 

Da junção destes princípios e resultados pretendidos, sobressaíram-se as palavras-chave e termos: Oportunidade; Defesa da Psicologia; Promoção e Garantia de Direitos; Barreiras de Acesso; Ética Profissional; Ativo; Potente; Compromisso Social; Diversidade; Diferença; Referência; e Acessibilidade. A partir desses elementos, e firmando o compromisso entre pessoas diferentes e as muitas áreas de atuação da Psicologia que se encontram e se somam para uma compreensão mais profunda da realidade social brasileira e dos diversos desafios da profissão, na construção de uma Psicologia ética e comprometida, chegamos ao mote:
 
 "Diferenças que constroem: compromisso social e ético da Psicologia"

 

Como símbolo escolhido para acompanhar o mote, está o sinal de Conselho de Psicologia na Língua Brasileira de Sinais (Libras), que enfatiza o caráter abrangente e diverso do que é ser um profissional de Psicologia e reforça o compromisso em reconhecer as diferenças que compõem nossa sociedade.

 

A conselheira coordenadora da Comissão de Comunicação (ComCom) do CRP SP, a psicóloga (CRP 06/141032) Ana Tereza da Silva Marques, é uma pessoa surda bilíngue e ressalta a importância e o valor deste símbolo enquanto processo histórico da Psicologia, pensando numa Ciência e profissão que foi sendo construída por ouvintes (pessoas que escutam) para ouvintes, dentro de uma sociedade excludente e historicamente capacitista. “Assim, este plenário reconhece e afirma a interseccionalidade como alicerce fundamental, honrando a riqueza da diversidade em toda a sua amplitude”, contextualiza a conselheira Ana Tereza.

 

#ParaTodosVerem Card quadrado, com desenho de duas mãos representando o sistema conselhos em LIBRAS e diversos rostos representando diferentes etnias, gêneros e orientação sexual. (fim da descrição).