Notícias


Dia Internacional da Pessoa Idosa: A Importância da Psicologia no Cuidado e na Promoção de Direitos Humanos da Pessoa Idosa


Publicado em: 30 de setembro de 2023

O Dia Internacional da Pessoa Idosa é marcado em 1º de outubro e nos leva a reflexões sobre a importância de consideração e valorização da pessoa idosa em nossa sociedade. Assim, destacamos o papel fundamental da Psicologia, como ciência e profissão, no cuidado e no bem-estar das pessoas idosas e a relevância do trabalho qualificado e ético da categoria direcionado a este público.

A Psicologia desempenha um papel central no estudo das gerações, ajudando a compreender as dinâmicas familiares, as mudanças cognitivas e emocionais que ocorrem ao longo da vida e as necessidades particulares frente a cada vivência das pessoas idosas. Um exemplo é o meio da pesquisa e da prática clínica, onde profissionais de Psicologia são orientadas e orientados para o desenvolvimento de estratégias de cuidado e apoio que promovem o envelhecimento saudável e a qualidade de vida.

A saúde mental e o envelhecimento ativo são aspectos cruciais na vida das pessoas idosas, e a Psicologia atua na identificação e no tratamento de condições psicológicas, acolhimento em situações de crise e apoio no fortalecimento de informações a familiares e redes de apoio. Além disso, as profissionais e os profissionais de Psicologia auxiliam na promoção da resiliência e na adaptação aos desafios comuns ao envelhecimento, como a perda de pessoas queridas, aposentadoria, compreensão de situações de vulnerabilidade e cuidados paliativos.

O atendimento qualificado e ético às pessoas idosas é essencial para garantia da atenção às necessidades individuais, do respeito à autonomia e da promoção da participação ativa nas decisões relacionadas à sua saúde e vida. Também incide na prevenção e identificação de abusos e negligências contra pessoas idosas, contribuindo na proteção de seus direitos.

Os Direitos Humanos são universais e devem ser garantidos a todas as pessoas, independentemente da idade. O estatuto da pessoa idosa, apresentado em muitas legislações ao redor do mundo, visa a garantir que as pessoas idosas tenham acesso a cuidados de saúde adequados, habitação digna, participação na vida social e cultural, e proteção contra discriminação e abuso.

Reconhecemos e valorizamos os grupos sociais e as profissionais e os profissionais de Psicologia que têm contribuído, ao longo do tempo, na sociedade, para a defesa desses direitos, apoio à implementação de políticas e práticas que promovam a inclusão e o respeito às pessoas idosas.

Convidamos a categoria a celebrar o Dia Internacional da Pessoa Idosa e a desempenhar um papel ativo no enriquecimento desta luta e na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa para todas as gerações.

Diferenças que constroem, compromisso social e ético da Psicologia.

 

#ParaTodosVerem Card quadrado, retrato de uma mulher idosa, negra, de cabelos brancos e presos. Ela sorri e tem uma das mãos encostada no lado direito do rosto. Usa óculos de grau e blusa azul com tons de lilás e roxo e gola com uma linha fina de bordado vazado, na cor azul. Grafismos nas cores azul e magenta se sobrepõe à foto. A ilustração de um pequeno calendário de mesa aparece no canto inferior direito. (fim da descrição).