Notícias


Acompanhe importantes ações do Conselho no #CRPSPAcontece


Publicado em: 1 de dezembro de 2023

#SistemaConselhosPsicologia

A Comissão de Ética do CRP SP participou de treinamento sobre processo ético disciplinar com representantes do Conselho Federal de Psicologia em 09/11.

Foto 1: Encontro formativo da Comissão de Ética

 

#CRPAcolhe

Nos dias 13 e 17/11, a Subsede Metropolitana, recebeu novas psicólogas e novos psicólogos no auditório da sede na cidade de São Paulo para o encontro do CRP Acolhe. A reunião dá as boas-vindas às profissionais e aos profissionais recém-inscritos no Conselho, compartilha orientações e informações oportunas para a condução do exercício profissional ético e responsável. 

Foto 2: Colaboradores da Subsede Metropolitana mediando reunião de acolhimento aos novos psicólogos no auditório do CRP SP.

 

#CuidadoIntegral

A Subsede de Ribeirão Preto, em parceria com a escola social Marista Irmão Rui, realizou o debate “As políticas de educação e saúde” com o objetivo de fomentar reflexões sobre o cuidado integral de crianças e adolescentes no município de Ribeirão Preto. O evento buscou fortalecer ações, apresentar, destacar e promover trabalhos que vem sendo articulados no território para que as profissionais e os profissionais que atendam a população mais vulnerabilizada, e mesmo a própria população, estejam cientes e articulados.

Foto 3: Palestrantes do evento.

 

#Universidades #Direitos Humanos

No dia 06/11, aconteceu o ciclo de atividades “A Formação em Psicologia na Garantia dos Direitos Humanos”, com a proposta de dar continuidade ao movimento de aproximação do Conselho com as Instituições de Ensino Superior e seus cursos de graduação em Psicologia. O encontro foi realizado no Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP) em Avaré, mediado por Vitória Regina e Juliana Paixão, membras da Comissão Gestora da Subsede Bauru, e contou com a participação de professoras, coordenadoras de curso e estudantes do primeiro ao último ano de Psicologia. A formação também abordou questões das relações étnico-raciais e da população indígena e povos originários.

Foto 4: Membras da Subsede Bauru em ação na UniFSP, em Avaré

 

A membra da Comissão Gestora, Juliana Talamonti Paixão, e a colaboradora, Laura Gragnani Alves, também da Subsede Bauru, levaram a roda de conversa sobre "Psicologia e Direitos Humanos" à Faculdade EduVale, no dia 08/11, em Avaré. O evento discutiu temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, como o antirracismo, povos originários e tradicionais, capacitismo, saúde mental e uso de álcool e outras drogas, laicidade, população LGBTQIA+, violência de gênero, publicidade e Psicologia nas Políticas Públicas. No encontro, foram apresentados os manuais, resoluções e documentos do Sistema Conselhos de Psicologia que normatizam a atuação ética das profissionais e dos profissionais.

Foto 5: Membras da Subsede Bauru conduzem o encontro na EduVale, em Avaré.

 

#AvaliaçãoPsicológica

A Subcomissão de Avaliação Psicológica da Subsede Grande ABC realizou encontro online sobre “Avaliação Psicológica: Caminhos para uma Prática Responsável e Ética” com enfoque em Avaliação on-line, compulsória e direcionada a Pessoas com Deficiências (PcD). Na ocasião, foram apresentadas estratégias e desafios dentro da Avaliação Psicológica, considerando práticas na promoção do bem-estar psicológico em contextos inclusivos, e também os desafios, oportunidades, limites e responsabilidades do papel das profissionais e dos profissionais de Psicologia no contexto avaliativo.

Foto 6: Participantes na reunião online.

 

#DocumentosEscritos

A Subsede Ribeirão Preto organizou, no dia 21/11, na UNIP de São José do Rio Preto, oficina de elaboração de documentos escritos para psicólogas, psicólogos e estudantes de Psicologia da região. Mediaram a oficina, a subcoordenadora da Comissão Gestora, Maria Carolina Cabau, o colaborador da Comissão de Orientação (COF), Kley Anderson de Moraes, e a trabalhadora técnica Elis Regina Regina Alves.

Foto 7: Participantes da formação na UNIP.

 

#SUAS

A Subcomissão de Assistência Social e Pessoa com Deficiência da Subsede Grande ABC promoveram roda de conversa sobre “Os desafios e potencialidades na atuação em Psicologia no SUAS” na auditório da Subsede.
O evento discutiu a importância do trabalho de profissionais de Psicologia no SUAS e compartilhou ferramentas para sua atuação, potencializando as possibilidade de desenvolvimento e defesa dos Direitos Humanos

Foto 8: Participantes da roda de conversa

 

#FórumGestoras

No sábado, 25/11, o Fórum de Gestoras do CRP SP reuniu Comissões Gestoras e colaboradoras de todo o Estado para alinhamento, trocas e formações com os territórios. “As subsedes são um meio fundamental de contato do Conselho com a categoria”, reforçou a conselheira presidenta do CRP SP, a psicóloga Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781) na abertura do encontro. Na pauta, estiveram direcionamentos administrativos, apresentação de fluxos das áreas e comissões estaduais diálogo sobre ações e desafios dos territórios, entre outras temáticas.

Foto 9: Conselheiras diretoras do CRP SP na mediação do fórum no auditório da sede do Conselho, na cidade de São Paulo.

 

#Diversidade

No dia 04/11, a Comissão Gestora e Subcomissão de Gêneros e Diversidades da Subsede Bauru realizou integração em Botucatu, SP. Em pauta, estiveram a apresentação dos fluxos recorrentes da comissão, atualização de encaminhamentos recentes, plano de ações e calendário dos encontros Estiveram presentes o conselheiro coordenador, Dreyf de Assis Gonçalves e os colaboradores Andressa Bernardo, Gabriel Duarte, Laura Gragnani e Marco Aurélio Jacob.

Foto 10: Representantes da Subsede Bauru na reunião da Subcomissão de Gêneros e Diversidades.

 

#ParaTodosVerem
FOTO 1 - Treinamento CFP
Fotografia dos representantes dos conselhos federais e regionais participando de evento. Todos estão em pé, unidos e olhando para a câmera. Ao fundo, a tela de projeção está mostrando o slide. (fim da descrição)
 
FOTO 2 – CRP Acolhe
Fotografia dos participantes da reunião CRP Acolhe. A plateia está sentada, olhando para o palco, onde a mediadora está falando. Atrás da mediadora, cadeiras estão dispostas e a tela de projeção está mostrando o slide. (fim da descrição)
 
FOTO 3 - Cuidado Integral
Fotografia dos palestrantes do evento. Eles estão no palco do auditório, todos estão sentados e prestando atenção na palestrante que está falando. (fim da descrição)

FOTO 4 - Roda IES Direitos Humanos
Fotografia das representantes da Subsede Bauru palestrando em evento na UniFSP de Avaré. Elas estão em pé, perto da lousa, na lousa há uma tela de projeção mostrando o slide da apresentação. Letreiro: “Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Roda de conversa, direitos humanos”. (fim da descrição)

FOTO 5 – Direitos Humanos Bauru
Fotografia de representantes da subsede Bauru palestrando no evento. Elas estão paradas em pé e olhando para a plateia. Ao fundo, a lousa está em branco e mostrando a capa da apresentação. Letreiro: “Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Roda de conversa. Direitos Humanos”. (fim da descrição)

FOTO 6 - Avaliação Psicológica
Print dos participantes via Zoom. (fim da descrição)

FOTO 7 - Oficina de elaboração de documentos escritos
 Fotografia dos participantes do evento. A plateia está sentada e a palestrante está de frente para eles. (fim da descrição)

FOTO 8 - SUAS
Fotografia dos participantes do evento. Eles estão reunidos no auditório da Subsede, alguns estão em pé e outros agachados. Ao fundo, caixas de som e a tela de projeção mostra o slide da apresentação. (fim da descrição)

FOTO 9 - Fórum Gestoras
Fotografia de gestores do CRP SP. Eles estão sentados no auditório da Subsede, sorrindo e olhando para a câmera. Ao fundo, caixas de som, cadeira e a tela de projeção mostra o slide da apresentação. (fim da descrição)

FOTO 10 – Gêneros e Diversidades Bauru
Fotografia de representantes da subsede Bauru em reunião. Eles estão sentados em volta da mesa, olhando para a câmera e sorrindo. Na mesa há agendas, lenços e garrafas de água. (fim da descrição)